Confirmado para iniciar em 2022 no Rio Grande do Sul, o quarto ano do Ensino Médio já está em funcionamento no Estado de São Paulo, ainda com baixa adesão. Dos quase 310 mil estudantes que poderiam estar cursando o ano extra, somente 1,7 mil estão inscritos na etapa – o que representa 0,5% do total.
De acordo com o coordenador do Novo Ensino Médio no Estado de São Paulo, Gustavo Mendonça, no início do ano letivo havia cerca de cinco mil alunos registrados – número que foi caindo ao longo dos meses. Apesar do percentual baixo de interessados, o gestor paulista valoriza a quantidade de jovens que estão aproveitando a etapa de reforço.
– Cinco mil estudantes voltando (para a escola) para fazer algo que nem são obrigados é um número bastante razoável. Proporcionalmente não é tão relevante, mas em números absolutos é importante, sim – avalia Mendonça.
O quarto ano opcional é oferecido como oportunidade de reforço aos alunos que recém concluíram o terceiro ano e sentem prejuízos de aprendizado por conta da pandemia. Na prática, é possível cursar novamente as disciplinas do último ano do Ensino Médio, podendo escolher quantas matérias fazer novamente. O estudante pode cursar só Matemática ou todas as disciplinas, por exemplo.
O certificado é emitido para quem obtém ao menos 75% de presença nas aulas. A Secretaria da Educação de São Paulo promete manter a oferta em 2022.
– Com o Novo Ensino Médio haverá mais alunos querendo voltar para a escola para cursar itinerários formativos. Nossa expectativa é de que nos próximos anos isso cresça – diz Mendonça.
4º ano no RS
Na última semana, em entrevista à GZH, a secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, confirmou que a rede estadual vai oferecer o quarto ano opcional do Ensino Médio em 2022.
No Rio Grande do Sul, o currículo do quarto ano será diferente do oferecido nas outras etapas de ensino. Segundo a secretária, haverá um foco especial em algumas disciplinas, como Inglês, Português e Matemática, e outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira.
– Eu falo em criação do quarto ano opcional em janeiro (de 2022) e isso vai acontecer, com currículo completamente diferente, com Inglês, Português e Matemática bem robustos, Projeto de Vida, Projeto de Vida para o Mundo do Trabalho. Minha grande preocupação é com a baixa participação dos alunos do Ensino Médio no (teste) Avaliar é Tri – afirmou Raquel.
Desde outubro do ano passado, Estados e municípios estão autorizados a criar a etapa extra de reforço escolar. Em parecer emitido em outubro, o Conselho Nacional de Educação autorizou a criação de um ano letivo suplementar para quem concluir o Ensino Médio em meio à pandemia.