A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) melhorou levemente o desempenho entre as universidades federais de todo o Brasil, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, foi ultrapassada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) depois de oito anos em primeiro lugar como a melhor federal do país. No ranking geral das universidades (estaduais, federais e privadas), a instituição foi a terceira melhor no Brasil, ficando atrás da mineira e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Os dados são relativos a 2019.
Com pontuação de 4,3004898611 (em 2018 foi 4,29) em um conceito que vai de 1 a 5, a UFRGS ficou por muito pouco em segundo lugar. A UFMG atingiu, entre as federais, no Índice Geral de Cursos (IGC), 4,3024841214.
Apesar de melhor em relação a 2018, o desempenho é um pouco menor do que o registrado em 2017, quando a UFRGS alcançou 4,31.
O IGC avalia, além de universidades, também centros universitários e faculdades (organizações acadêmicas de menor porte). No ranking geral, que inclui as três modalidades, a UFRGS ficou na 12ª colocação. Segue, porém, sendo a instituição gaúcha com melhor desempenho.
Em 2012, 2013 e 2014, a UFRGS já havia sido apontada como a melhor universidade do Brasil. Desde 2012, era a melhor federal do país.
Os 10 primeiros lugares ficaram quase que exclusivamente com faculdades, com exceção da quarta posição, ocupada pelo centro universitário Instituto Militar de Engenharia, do Rio de Janeiro, da quinta colocação, na qual ficou a Unicamp, e da oitava, posição, com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, de São Paulo. A melhor nota geral ficou com a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), do Rio de Janeiro, que teve somente um curso avaliado.
Apenas 43 instituições de Ensino Superior alcançaram a faixa 5 do ICG, o equivalente a 2,2% das 2.070 universidades, centros universitários e faculdades avaliadas. Além da UFRGS, também ficaram na faixa 5 a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com nota 4,02, e a Faculdade EST, vinculada à rede Sinodal, de São Leopoldo, com 4,19.
O IGC é um indicador que leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, as instalações físicas e os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Desde que a avaliação começou a ser divulgada anualmente, em 2007, a UFRGS sempre se manteve na faixa 5.
Em nota, a UFRGS comentou o resultado. Veja a íntegra do texto:
"Conforme a Profa. Cintia Inês Boll, Pró-Reitora de Ensino, os dados referem-se a 2019, e a UFRGS continua muito bem ranqueada no âmbito nacional. Depois de liderar por oito anos, é natural que haja uma mudança de posição, pois os próprios índices de 4,29 em 2018 e de 4,30 em 2019 demonstram que a instituição está se aprimorando. A UFRGS está satisfeita com seus resultados e segue atuando em várias frentes para assegurar seu nível de excelência como instituição pública. Entre estas ações, está a recente criação da Comissão de Gestão Pedagógica e do programa #ACOMPANHA!"
As melhores universidades federais do Brasil
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Sul da Bahia
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
As melhores universidades do RS
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Universidade do Vale do Taquari (Univates)
- Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
- Universidade La Salle
- Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs)