Após a autorização da Justiça para liberação da retomada das aulas presenciais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) contabiliza 168 escolas que voltaram a receber alunos na rede pública. Nesta terça-feira (10), a pasta também declarou que já entregou 88% dos materiais prioritários para segurança dos alunos e professores.
São definidos como itens prioritários álcool gel, máscaras, termômetros e equipamentos de proteção individual (EPIs). A distribuição de itens necessários para a higienização dos ambientes – como água sanitária, detergente, limpador multiuso, papel toalha e tapete sanitizante – está em 61%, segundo dados da secretaria.
Ainda segundo a Seduc, 234 municípios seguem com decretos que restringem a realização de aulas presenciais. Nessas regiões estão localizados mais de 300 mil alunos matriculados.
A determinação do governo do Estado é que estas instituições devem permanecer abertas em regime de plantão para que possam receber os materiais de segurança e higiene, além da organização dos espaços físicos de acordo com os protocolos sanitários, gestão do quadro de recursos humanos, atendimento para apoio às aulas remotas, entre outras ações de preparação.