O sindicato dos professores não esconde preocupação a retomada das aulas presenciais no Estado, previstas para 8 de outubro. Em Porto Alegre, o retorno pode ocorrer já na próxima segunda-feira (5), caso seja novamente classificada com a bandeira laranja no mapa preliminar de risco.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta sexta-feira (2), a presidente da entidade, Helenir Schürer, afirmou que tem "medo das parcas condições que o governo oferece para saber se tem pessoas contaminadas ou não". Segundo ela, testagem e rastreamento de contatos é essencial para o retorno das aulas.
— O governo trabalha com a doença, não com a prevenção. Porque é a nossa vida que está em jogo, a vida de nossos colegas, dos alunos. A gente não quer servir de cobaia para ver se vai estourar o surto ou não. (...) Podemos estar colocando dentro das escolas alguém contaminado — enfatizou.
Um levantamento feito pela entidade junto às direções de escolas da rede estadual no RS revelou que há profissionais em grupos de risco para coronavírus em 96% dessas instituições de ensino – 44% dos educadores disseram ter alguma condição complicadora para a doença.
Ainda segundo Helenir, "tem muita coisa que o governo diz, mas que não se concretiza lá na ponta", como no caso dos EPIs. O Estado investiu R$ 270 milhões para preparar a volta às aulas nas escolas estaduais. Enquanto o material adquirido pela Secretaria da Educação não chega, as escolas deverão comprar no comércio local os EPIs para o período de preparação das salas de aula.
— Apesar do governo estar dizendo que foram comprados, não chegaram EPIs nas escolas ainda. Agora mesmo estava vendo que o governo disse que, se não chegou, era pra comprar com a verba que é mandada para as escolas. Já a resposta que temos das escolas é de que a verba está atrasada —argumentou.
No próximo dia 8, o Cpers vai realizar uma assembleia geral para ouvir a categoria para discutir o que fazer diante do tema.
O cronograma estadual de liberação de volta às aulas
- 08/09 - Educação Infantil
- 21/09 - Ensino Médio, Ensino Superior e Ensino Técnico
- 28/10 - Ensino Fundamental (anos finais)
- 12/11 - Ensino Fundamental (anos iniciais)
A proposta da prefeitura de Porto Alegre para retomar as aulas
- 05/10: Educação Infantil, terceiro ano do Ensino Médio, Educação Profissional e EJA
- 19/10: Ensino Fundamental (anos iniciais) e EJA
- 03/11: Ensino Fundamental (anos finais) e restante do Ensino Médio