Educação

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"O Futuro da Educação": mudanças com a pandemia exigem aproximação entre escolas e famílias; veja dicas

Neuropsicóloga Rochele Paz Fonseca afirma que modelo híbrido, com aulas presenciais e a distância, veio para ficar, o que exige maior interação entre pais e educadores

Maria Rita Horn

Mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia, pais, mães e familiares passaram a dedicar mais tempo para ajudar na aprendizagem das crianças e dos adolescentes com a suspensão das aulas presenciais. Mas será que essa participação mais ativa na vida escolar dos filhos veio para ficar? O que as famílias e as escolas podem fazer para fortalecer essa relação? 

No quarto e último episódio da websérie O Futuro da Educação, a professora do curso de pós-graduação em Psicologia da PUCRS e presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Rochele Paz Fonseca, dá dicas sobre como reforçar essa relação. Segundo a especialista, um dos maiores desafios para famílias e educadores é trabalhar em conjunto para desenvolver a autonomia dos estudantes em aprender – habilidade considerada fundamental no novo modelo de educação que se desenha: com atividades presenciais e a distância.

— Essa relação família-escola no pós-pandemia tem que ser cada vez mais próxima porque não tem como a gente ir para um método totalmente presencial de novo. O ensino híbrido, com parte remota, já se instalou e isso não vai mudar — afirma.

Confira os outros três episódios 

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