O que podemos tirar de lição a partir dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de coronavírus para a educação brasileira? Para responder a esta pergunta, GaúchaZH lança nesta quarta-feira (19) a websérie O futuro da educação. No primeiro episódio, conversamos com a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora da área de tecnologias educacionais Patricia Alejandra Behar sobre as tendências para o Ensino Superior.
— A pandemia é um grande desastre, mas foi e está sendo uma oportunidade de reconstruir a educação porque acelera a educação personalizada — afirma a pesquisadora, ao apontar que o futuro dos cursos de graduação e de pós-graduação está no modelo híbrido, ou seja, numa combinação de atividades presenciais e a distância.
Próximos episódios
26/8 – Como diminuir o fosso entre alunos de escolas públicas e privadas, apontado por especialistas como um dos reflexos da pandemia?
2/9 – Quais são os ensinamentos que os países que já retomaram as aulas presenciais apresentam? O que podemos tirar como bons exemplos para serem seguidos no RS e no Brasil?
9/9 – Relação da família com a escola deve ser fortalecida na retomada das aulas. Como as famílias podem agir para melhorar esta relação?