O Rio Grande do Sul vem pouco a pouco melhorando a qualidade de seu Ensino Médio em escolas públicas e privadas ao longo dos anos, o que aponta para um panorama mais animador, mas não consegue atingir o nível esperado para a etapa desde 2011.
O diagnóstico é do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2019, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ideb é uma avaliação do Ensino Médio e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental que vai de zero a 10. Para o Rio Grande do Sul, a meta de 2019 para a última etapa da Educação Básica era de 5,3, mas o resultado ficou longe: 4,2. Veja, no infográfico a seguir, o desempenho gaúcho no Ensino Médio e as metas ao longo dos anos.
Dois quesitos são levados em conta no cálculo do Ideb: a aprovação dos alunos e o seu desempenho em português e matemática. Ao analisá-los ao longo dos anos, vê-se que o Rio Grande do Sul está melhorando a qualidade do Ensino Médio, ainda que esteja longe do ideal.
As taxas de aprovação foram as melhores desde 2005, o que indica que menos alunos repetem de ano. Já as notas em matemática e português também cresceram: foram, em 2019, as mais altas desde 2013, o que aponta para uma melhora na aprendizagem.
Ao analisar por rede, o Ensino Médio privado gaúcho tem melhor desempenho do que o estadual, mas não atinge a meta desde 2007. Já a rede estadual alcançou o desempenho esperado, pela última vez, em 2009.
Cada escola, cidade e Estado tem suas metas individuais e que levam em conta a realidade regional – assim, áreas pobres recebem objetivos diferentes de locais ricos, uma vez que os desafios mudam.
Por esse motivo, analistas afirmam que não se deve comparar as notas do Ideb entre os Estados, mas, sim, observar cada um ao longo dos anos para ver se atendem às metas. Na edição mais recente, referente a 2019, apenas Goiás atingiu a meta para o Ensino Médio.