O distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus obrigou as instituições de ensino a se reinventarem de uma hora para a outra. Antes dominadas pelas aulas presenciais, as escolas na maior parte do mundo precisaram centralizar seus esforços nas atividades remotas para evitar aglomerações, que facilitam propagação do vírus. No Rio Grande do Sul, o governo divulgou nesta semana como deverá ser o retorno dos alunos às salas de aula por meio de uma transição escalonada.
Em diversas partes do mundo, essa retomada já começou nos últimos dias, mas de forma diferente daquele cenário marcado por ambientes repletos de estudantes, sentados a centímetros de distância. Alguns países, como Espanha, China e Coréia do Sul, criaram mecanismos de segurança para garantir a segurança dos alunos que vão desde mesas mais espaçadas até “asas” para ajudar no distanciamento.
Bélgica
Na Bélgica, testes de estudantes da Université Catholique de Louvain (UCL) foram realizados nesta quinta-feira (28) em um ginásio de atletismo, com mesas e cadeiras distanciadas para prevenir a disseminação do coronavírus.
China
Foto do dia 20 de maio mostra uma escola de ensino fundamental em Taiyuan, na China, onde os alunos usam asas nas costas para manter o distanciamento social em meio à pandemia de covid-19.
Reino Unido
Escola na cidade de Kentish, norte de Londres, no Reino Unido, adotou medidas de segurança para evitar aglomerações dentro das salas de aula. Uma das medidas é diminuir o número de crianças em ilhas de classes, reforçando a ação com adesivos nas mesas. O Reino Unido prevê reabertura de algumas escolas em 1º de junho.
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, alunos de uma unidade de ensino em Daejeon sentam-se atrás de escudos de proteção fixados nas mesas para criar barreira contra a transmissão do vírus.
Espanha
Alunos da escola Axular Lizeoa, na cidade de San Sebastian, na Espanha, têm a temperatura medida antes de ingressar na unidade de ensino. As aulas voltaram no País Basco nesta quinta-feira (28) em meio à flexibilização do isolamento social. Álcool em gel e outros produtos de higiene também fazem parte do novo cenário das salas de aula.
Tunísia
Na Tunísia, as aulas retornaram com uma série de medidas de segurança, como uso de máscaras e verificação de temperatura. O país passa por uma reabertura das atividades.
Albânia
Em 18 de maio, as aulas retornaram na Albânia para alunos de ensino médio. Medidas de segurança, como distanciamento entre alunos, foram adotadas nas instituições de ensino do país para evitar o avanço da doença.
Chipre
Alunos de escolas no Chipre voltaram às atividades em 21 de maio. Imagem de uma escola na capital Nicósia mostra alunos no pátio de uma unidade mantendo o distanciamento entre si.
França
Retorno das aulas na França começou de maneira gradual no início de maio. Na imagem, professora de uma aula na escola primária em Mulhouse, leste do país, apresenta aula usando máscara. Alunos estão acomodados com certa distância dentro do ambiente.
Grécia
Abertura parcial das escolas deve começar em 1º de junho na Grécia. Na imagem, trabalhador desinfecta uma sala de aula de escola primária na cidade de Tessalônica.
Taiwan
Em Taipé, capital de Taiwan, estudantes sentam-se em mesas com divisórias plásticas para diminuir o risco de transmissão do coronavírus.