Antes mesmo de o governador Eduardo Leite anunciar, nesta quarta-feira, o plano de retomada para as aulas presenciais no Estado, escolas privadas da Capital já se movimentavam para adaptar-se à nova realidade imposta pela pandemia de coronavírus. Escudos faciais, máscaras de proteção, álcool gel e tapetes sanitizados viraram parte do material didático das instituições, que, agora, aguardam pelas orientações do governo estadual para definirem o modelo em que vão atuar durante o distanciamento controlado.
— A gente criou há umas três semanas uma comissão envolvendo profissionais e colaboradores para organizar as medidas que serão necessárias para o retorno. O tempo (até a retomada) vai permitir que a gente consiga voltar da melhor forma, com maior segurança — relata o diretor do Colégio Província de São Pedro, Guilherme Peretti.
Antes de definir possíveis alterações a serem feitas em sala, de aula, a escola preocupou-se em mapear os pontos considerados “de risco” para ir, aos poucos, lapidando a estrutura para a volta dos alunos. Já definiram que as catracas acionadas por digital devem ser retiradas da entrada, e preveem um espaçamento maior entre as mesas nas salas de aula.
Segundo o diretor, foram adquiridos 280 face shields para os funcionários e encomendadas máscaras de tecido, além de álcool gel. Agora, calculam quantos funcionários devem trabalhar na medição de temperatura dos alunos na chegada, além de discutir como será o funcionamento da cantina.
As questões pedagógicas só devem ser definidas depois da liberação do protocolo do governo estadual. Dependendo das regras, as mudanças poderão ser pequenas: conforme Peretti, as salas de aula são grandes o suficiente para manter o distanciamento, e é possível que o quórum de alunos, por decisão das famílias, seja reduzido nos primeiros meses.
No Colégio Marista Rosário, onde a direção da escola tem projetado diferentes cenários de retomada, uma possibilidade é trabalhar com metade dos alunos de forma presencial e outra metade em casa, recebendo atividades remotas ou assistindo às aulas pela internet.
— Não há como dividir as turmas (em mais de uma sala). Trabalhamos com a possibilidade de ter metade na sala de aula e metade em casa, e revezar de forma semanal ou quinzenal — diz o vice-diretor administrativo Maurício Erthal.
As entradas e saídas de alunos devem ocorrer de forma escalonada, com intervalos de 15 a 20 minutos entre as séries. Em um primeiro momento, espaços de uso comum, como a biblioteca e o playground, devem permanecer fechados.
Pelo decreto do governo estadual, retorno ao ensino presencial deve se dar a partir de 1º de julho, de forma escalonada. A possibilidade é de volta às aulas, primeiramente, da Educação Infantil. Também terão preferência no retorno alunos que devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo a direção do Colégio Batista, que, nas últimas semanas, adquiriu equipamentos de proteção para os colaboradores e diversos produtos de limpeza para a higienização de superfícies, há preocupação em como abordar o assunto com os pequenos:
— Teremos de fazer isso de forma mais lúdica — projeta a diretora Marli Berg.
Administrador das escolas Leonardo da Vinci e do curso Unificado, 0 grupo Raiz Educação diz que preparou um protocolo para todas as suas unidades, que proíbe a circulação de pessoas de fora da comunidade escolar, além de manter a interdição de bebedouros. As escolas de grupo contarão com dispensador de álcool gel e pias de assepsia com acionamento por com cotovelo.
Confira o calendário proposto pelo governo do Estado
Etapa 1
- Início: segunda-feira (1º)
- Ensino remoto para todos os níveis das redes pública e privada (nesta, muitas escolas já estão com atividades a distância)
Etapa 2
- Início: 15 de junho
- Começam aulas práticas essenciais para conclusão de curso no Ensino Superior, pós-graduações e técnicos, além de profissionalizantes, de idiomas, artes e similares
Etapa 3
- Início: 1º de julho (depende do cenário da doença)
- Volta às aulas presenciais de forma escalonada, começando, possivelmente, pela Educação Infantil, primeiros anos do Fundamental e o terceiro do Ensino Médio, devido à preparação para o ingresso na universidade
Etapa 4
- Início: 3 de agosto
- Definições serão divulgadas em 1º de julho
Etapa 5
- Início: 1º de setembro
- Definições serão divulgadas em 3 de agosto