O Rio Grande do Sul reduziu a taxa de distorção idade-série do Ensino Médio nas escolas estaduais em 4,7% em relação ao ano passado, de acordo com o governo. O indicador permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.
Essa é a segunda maior queda entre os 26 Estados brasileiros, atrás apenas do Paraná. Em 2018, o índice era de 38,1%. Em 2019, o percentual diminuiu para 33,4%.
No Ensino Fundamental, o RS também melhorou seus índices, passando de 24,4% para 23,7% no mesmo período. Os dados são do Censo Escolar, foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nesta sexta-feira (28).
Segundo o Executivo, uma das razões para a melhora do indicador está nas intervenções de correção de fluxo nas instituições de ensino. O governo também cita o trabalho realizado pelos projetos Seduc em Missão e Aluno Presente, que promovem diálogo direto com os diretores das 2,5 mil escolas do interior e da Capital para avaliar as práticas pedagógicas.
O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, também atribui a melhora do índice ao trabalho de gestão e à reorganização da rede estadual de ensino.
— Nós buscamos, desde o início do ano passado, um olhar individual sobre as escolas. Ouvindo, dialogando e encontrando, junto aos gestores das instituições, soluções práticas para qualificar o ensino e contribuir para a permanência do estudante em sala de aula — explica.
Para 2020, o foco será "melhorar a realidade do Ensino Fundamental e manter o bom trabalho feito até agora no Ensino Médio", afirma o secretário. A partir de abril, ocorrerá mais uma edição do projeto Aluno Presente, em que professores e diretores serão recebidos para as devolutivas em relação aos indicadores.
Censo Escolar
O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. O estudo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, são coletados dados de diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos.