Correção: O Rio Grande do Sul teve três alunos com nota máxima na redação do Enem, e não nenhum, como publicado entre 15h22min e 17h59min de 17 de janeiro. O texto já foi corrigido.
As mulheres são maioria entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 a alcançarem a pontuação máxima nas redações. Conforme levantamento do Enem, elas escreveram 32 dos 53 textos nota mil. Os 53 estudantes com avaliação máxima têm idades que variam de 16 a 28 anos. O Rio Grande do Sul teve três redações gabaritadas.
As redações nota mil são de Estados do Nordeste, Sudeste Sul e Centro-Oeste: Alagoas (2); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); e São Paulo (4).
O tema desta edição foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas receberam nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do caderno de questões.
O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Enem 2019. A forma mais conhecida de usar os resultados é no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um portal que permite candidatar-se a vagas de universidades públicas de todo o Brasil.