O Ministério da Educação (MEC) informou na noite desta segunda-feira (27) que vai suspender por tempo indeterminado a abertura de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo a pasta, como a divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está suspensa pela Justiça Federal, não é possível dar continuidade ao cronograma de outros programas do Ensino Superior.
As inscrições para o Prouni teriam início nesta terça-feira (28). No entanto, o MEC informa que, mesmo sem a abertura, os estudantes poderão consultar as 251.139 bolsas que serão ofertadas no site do programa. Em nota, a pasta diz que "os cronogramas definitivos dos programas de acesso à Educação Superior serão publicados após decisão final da Justiça".
A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que manteve a suspensão da divulgação do resultado do Sisu. A decisão da desembargadora Therezinha Cazerta levou em consideração erros na correção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), admitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a aplicação do exame em todo o país.