Com as notas do Enem divulgadas, candidatos que tentam uma vaga nas universidades públicas do Brasil relataram problemas nas inscrições do Sisu 2020, que iniciaram à 0h desta terça-feira (21). Em redes sociais como o Twitter, houve reclamações sobre a instabilidade do site e a dificuldade em registrar os dados.
Há quem tenha conseguido submeter o interesse em determinada instituição, analisar as notas de corte e, minutos depois, deparado-se com uma pane no portal do Sisu e a impossibilidade de acessar novamente a área de inscrição. No entanto, o problema mais frequente até as 2h30 desta terça-feira era a informação, dada aos candidatos que navegam pelo site, de que as inscrições haviam encerrado. Houve quem desistiu para retomar em outro momento.
Por volta das 4h, no entanto, candidatos começaram a informar que conseguiram se inscrever no processo seletivo que dá acesso às universidade públicas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o período para as inscrições do Sisu vai até 26 de janeiro, sendo que os resultados começam a ser divulgados no dia 28. A instabilidade registrada nas primeiras horas da abertura das inscrições surge após a divulgação de erros nas provas do Enem, que afetaram cerca de 6 mil notas.
Diante das falhas admitidas pelo MEC, o Ministério Público pediu, na noite de segunda-feira (20), que a abertura do Sisu fosse suspensa até que os equívocos no Enem fossem solucionados.