O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou na tarde desta segunda-feira (20) que serão concedidos mais dois dias de prazo para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antes previsto para sexta-feira (24), o fim do prazo ocorrerá neste domingo (26).
O anúncio foi feito após a constatação de erros na aplicação e na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são usadas no Sisu. O Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistência na correção de cerca de 6 mil provas, mas optou por não alterar a data de início das inscrições no Sisu. Segundo Weintraub, as notas erradas já estão corrigidas.
— Desculpa pelo susto. Não se deixem levar por pessoas alarmistas. Está tudo normal, tudo sob controle. Façam suas inscrições agora no Sisu. Boa sorte, fiquem tranquilos — falou Weintraub em vídeo postado nas contas do Twitter do próprio ministro e do Inep.
Segundo o governo federal, o erro na correção partiu da gráfica Valid, que passou a imprimir as provas no ano passado. O problema havia atingido inicialmente provas do segundo dia do exame, mas no domingo (19) veio a confirmação de que falhas também ocorreram no primeiro dia.
Problemas referentes ao uso de um cartão de resposta reserva, no momento da aplicação da prova, por exemplo, foram identificados durante a força-tarefa realizada desde sábado (18) pelo governo. A quantidade de estudantes afetados por esses problemas de aplicação é pequena, de cerca de 20 casos — eles também tiveram notas alteradas.