Faltando 40 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, os estudantes Guilherme Camini Pinto e Anna Carolina Schneider Martins, ambos de 18 anos e de Porto Alegre, e o vendedor Rafael Cabral, 23, de Alvorada, começaram a focar em temas específicos que ainda precisam ser revisados antes das provas. Desde maio, Zero Hora acompanha a rotina de preparação dos três.
Guilherme, que está terminando o Ensino Médio e já fez o Enem em 2018 para se testar, pretende ingressar no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Assim como ele, Anna Carolina também fez as provas no ano passado como teste e, agora, quer uma vaga em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já Rafael prestará as provas pela primeira vez pensando na UFRGS e sonha se tornar professor de Letras.
O vendedor passou os últimos meses revisando conteúdos que não via há mais de seis anos. Nas semanas que restam, ele pretende refazer todas as provas anteriores do Enem. Em casa, passou a reservar 4h30min dos sábados para os testes. A meta é melhorar a performance de tempo para cada questão, incluindo a redação. Ao seu lado, apenas uma garrafa de água e uma barra de cereal, alimentos que pretende levar nos dias das provas.
— Estou treinando até a bexiga — revela, aos risos. — Além de saber os conteúdos, preciso ter controle mental enquanto estiver me dedicando às provas — completa.
A estratégia de estudo de Rafael é aprovada pelo professor de Língua Portuguesa e de Produção Textual Lucas Neves, que atualmente leciona em diferentes cursos pré-vestibulares em Porto Alegre e na Região Metropolitana. De acordo com Neves, para chegar tranquilamente ao dia prova sem ter nenhuma surpresa é importante conhecer a estrutura do Enem.
— Baixe, pelo site no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as provas anteriores, conheça o tipo de questão com a qual você vai deparar, leia os textos, faça simulados, tenha noção do tempo que você gasta em cada questão. Ter maior intimidade com a prova é fundamental para aprimorar o desempenho, tendo em vista que já começará o exame sabendo o que pode encontrar pela frente — ensina o docente.
Apaixonado pelas exatas, Guilherme segue focado em aperfeiçoar a própria redação. Na primeira tentativa, corrigida pela professora da escola onde estuda, obteve apenas 300 pontos. Depois de mais alguns dias de estudo, fez nova prova e conseguiu 800 pontos. Outras três disciplinas que ganharão a atenção do estudante nas próximas semanas serão física, biologia e geografia.
— Tenho melhorado a minha escrita, que era a minha maior preocupação. Então, a partir de agora, revisarei dúvidas específicas — conta.
Para focar ainda mais nas semanas que restam, Anna refez o cronograma de estudos. No início do ano, o calendário foi dividido em meses. No final do primeiro semestre, ela passou para semanas. Agora, os estudos estão selecionados por dia.
— Venço o conteúdo no mesmo dia, ajudando no foco. Também venho reduzindo a carga diária de estudos, e isso tem me ajudado a ficar mais relaxada. Estou estudando três horas por dia, com intervalo de meia hora depois das primeiras duas horas de foco — revela Anna, deixando a dica aos estudantes.
DICAS DA ANNA CAROLINA, DO GUILHERME E DO RAFAEL
- Baixe as provas anteriores do Enem, disponíveis no site do Inep, e as faça.
- Baixe as provas anteriores da Ufrgs, disponíveis no site da universidade, para fazê-las como teste.
- Teste a sua resistência com relação à prova do Enem. Faça simulados com duração de 4h30min.
- Reforce a leitura de temas atuais. Busque jornais e sites de notícias confiáveis e fique atento ao que está ocorrendo ao redor do mundo.
- Revise as competências e habilidades da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
- Marcelo Chapper, o Doutor Enem, formando em Medicina e autor do livro "Enem em Alta Performance"
- Estude todos os dias. Duas horas por dia, cronometradas e focadas.
- Familiarize-se com as condições reais da prova. Aposente suas canetas marca texto até acabar o Enem e utilize caneta esferográfica preta pra tudo.
- Aprenda a classificar as questões entre fáceis, médias e difíceis. Assim, você escolhe onde investir a sua energia.
- Corte a prova de 10 em 10 questões, descansando ao menos um minuto entre cada bloco. Quem não lê 90 questões não consegue responder 90 questões.
- Não chegue exausto na prova. Vá reduzindo o ritmo de estudo ao longo da semana anterior à prova.
Fábio Vasques, diretor de ensino do Unificado
- Em Linguagens, revise gêneros textuais, estrutura textual e análise de discurso, e variação linguística.
- Em Humanas, revise os conceitos norteadores da prova: cidadania, empatia e evitamento do etnocentrismo.
- Em Natureza, revise mecânica e ondulatória, química geral e orgânica, e ecologia e fisiologia Humana.
- Em Matemática, revise matemática básica (razão, proporção, regra de três e porcentagem), geometrias e estatística e gráficos.
- Em redação, treine a criação de um projeto de texto, e como fazer uma boa proposta de intervenção na sua conclusão (competência 5).
Lucas Neves, professor de Língua Portuguesa e de Produção Textual
- Não se esqueça de que a prova do ENEM é, antes de tudo, um teste de leitura. Nos simulados, treine, em cada questão, a leitura cuidadosa do texto fornecido e, só depois, dedique-se àquilo que o enunciado orienta. Em seguida, você deve retornar ao texto tendo em vista o que solicita o exercício. Dessa forma, você efetua duas leituras da questão, uma mais ampla e abrangente e outra mais direcionada e analítica.
- Procure revisar o que é uma função referencial, emotiva, poética, fática e conativa. Esse conteúdo, cheio de nomes complicados, relaciona-se muito com as noções de propósito comunicativo e pode ajudar você a compreender e interpretar melhor cada texto apresentado.
- Conheça a estrutura do Enem. Baixe, pelo site no INEP, as provas anteriores, conheça o tipo de questão com a qual você vai se deparar, leia os textos, faça simulados, tenha noção do tempo que você gasta em cada questão.
- Tenha em mente que texto, na prova do ENEM, é o produto de um ato comunicativo que se manifesta de diferentes formas. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias trará, no mínimo, quarenta e cinco textos diferentes para serem analisadas. Alguns textos serão apenas uma foto, uma pintura ou um anúncio. Aprenda a lidar com essas variantes, compreendendo suas funções e características.
- A prova de Linguagens do ENEM fornece a você tudo aquilo que é necessário para responder à questão: o texto. Não é necessário decorar fórmulas, teoremas ou nomenclaturas. Na maioria das vezes, tudo o que você precisa é ler calma e atentamente cada questão.
Enem 2019
O exame
- As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
- Os lanches serão revistados no dia da aplicação.
- O participante que deixar aparelhos eletrônicos emitirem qualquer tipo de som durante a prova será eliminado.
- Estão garantidos os espaços para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões.
Cronograma
- 3 de novembro: aplicação — Linguagens, Redação e Ciências Humanas
- 10 de novembro: aplicação — Matemática e Ciências da Natureza
- 13 de novembro: gabarito
- Janeiro de 2020: resultado individual
- Março de 2020: resultado individual "treineiro"
- Março de 2020: vista pedagógica da redação