Balanço preliminar divulgado na noite deste domingo (4) aponta que o percentual de faltosos no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 24,9%, o menor desde 2009. Foram 1.374.430 participantes ausentes, de um total de 5,5 milhões. Balanço das provas foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, na noite deste domingo (4), em Brasília.
No primeiro dia de provas do ano passado, a taxa de abstenção ficou em 30,2%. O ministro citou as mudanças nos critérios de isenção (agora os candidatos precisam justificar ausência para conseguir a isenção no ano seguinte) para a queda no número de faltosos.
— O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo — disse Silva.
No Rio Grande do Sul, o percentual de faltosos ficou em 25,8%, com 62.772 ausentes neste domingo.
De acordo com a presidente do Inep, 71 candidatos foram eliminados este ano em todo o país, sendo dois pela utilização do ponto eletrônico. Em 2017 foram 273 eliminações.
Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, sendo que em dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP), onde os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente.
Foram aplicadas neste domingo as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, que teve como tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". No próximo domingo (11) serão feitas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Os gabaritos oficiais do Enem serão disponibilizados no dia 14 de novembro. Os resultados finais são esperados para 18 de janeiro.