O ministro da Educação, Rossieli Soares, comentou, em entrevista ao Estúdio Gaúcha, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na segunda-feira (3). O índice do Ensino Médio geral do Brasil foi de 3,8 em uma escala de 1 a 10. O titular da pasta afirmou que melhorar os resultados no Ensino Médio é o principal desafio do Brasil:
— O Brasil tem avançado de maneira geral. Temos desafios muito grandes, mas tem um movimento muito importante: o Brasil deverá cumprir a meta estabelecida para 2021. Nos anos finais, percebemos uma série de dificuldades, já começando a piorar. Aí quando chega no Ensino Médio é uma tragédia, os resultados são muito ruins. Esse desafio, especialmente nos anos finais do Ensino Médio, que a gente está ficando mais longe da meta, é o grande desafio brasileiro.
Soares também comentou a possibilidade de os pais deixarem de matricular seus filhos em escolas públicas ou privadas e educá-los em casa, o chamado homeschooling, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro afirmou que a escola é fundamental na formação, mas que o governo vai seguir eventual determinação diferente da Corte:
— O nosso entendimento ao chamado homeschooling é que, primeiro, é uma iniciativa que tem em vários lugares do mundo. Nosso entendimento é de que a Constituição federal fala claramente que a educação é da família e da escola. Então, há uma contribuição e ambas as instituições. Logicamente, a Constituição, nosso entendimento fala que deve se dar dentro da escola, mas havendo qualquer outra interpretação por parte do STF do ponto de vista constitucional, nós vamos obedecer e regulamentar.