Os estudantes do Ensino Médio no Rio Grande do Sul demonstraram conhecimentos acima da média nacional em língua portuguesa e matemática. É o que mostram dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC). E os alunos dessa etapa também melhoraram seu desempenho em relação à prova anterior, aplicada em 2015, em ambas as disciplinas.
Os índices obtidos, contudo, ainda estão bem abaixo do considerado adequado.
A média obtida pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, somadas as redes pública e privada, foi de 278,5 em português e 282,7 em matemática, em uma escala que vai de zero até 500. Considerando-se apenas a rede estadual, a pontuação foi de 270,6 em português e 272,3 em matemática. A média do país foi de 268 em português e 270 em matemática.
Esse desempenho significa que os estudantes gaúchos estão, na média, no nível 3 de um total de 9 nessas disciplinas, enquanto os brasileiros, em geral, ficam no nível 2.
– No Rio Grande do Sul, em específico, há um conjunto de políticas equivocadas com relação à escolarização do jovem: se quer que seja protagonista, mas ele não é escutado. Há uma pulverização de demandas que faz com que o Ensino Médio não tenha uma clareza de propósitos sobre o jovem. E logo em uma etapa da vida que requer mais cuidado – estima Roberto Rafael Dias da Silva, professor do programa de pós-graduação em educação da Unisinos.
Doutor em educação, Roberto explica ainda que podem ser feitas críticas ao sistema de avaliação do MEC, mas que, independente disso, a mensagem é clara:
– Mesmo que se discorde do instrumento, o que esse "termômetro" sinaliza tem que ser levao em conta. Ter 70% dos jovens com aprendizado insuficiente em português e matemática é um absurdo.
Em português, a nota equivale a dizer que os alunos do Ensino Médio no Estado conseguem, por exemplo, reconhecer o tema de uma crônica e encontrar opiniões divergentes sobre o mesmo tema em diferentes textos, mas não identificam a finalidade e a informação principal em uma notícia nem a finalidade de propagandas. No Rio Grande do Sul, 70,46% dos estudantes demonstraram baixo nível de proficiência na própria língua.
Em matemática, a média significa que os estudantes gaúchos conseguem determinar um valor reajustado de uma quantia a partir de seu valor inicial e do percentual de reajuste. Porém, em geral, não são capazes de destacar a probabilidade da ocorrência de um evento simples, tampouco determinar o ponto de interseção de duas retas. Ao todo, 67,04% dos estudantes gaúchos do 3º ano do Ensino Médio demonstraram capacidade insuficiente de lidar com números.
Seduc admite: há muito a melhorar
Os dados também precisam ser vistos com cautela quando se analisa a série histórica do desempenho no Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Os resultados agora conquistados mantêm-se os mais baixos desde 2005 nas duas disciplinas. No relatório em que apresenta os resultados, o MEC conclui que, no Ensino Médio, "a situação nacional encontra-se praticamente estagnada desde 2009":
"As evidências demonstram que o Ensino Médio tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros, em média. A baixa qualidade, em média, do Ensino Médio brasileiro prejudica a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil", afirmou o ministério.
Mesmo destacando que os resultados em 2017 foram melhores do que em 2015, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) entende que ainda há muito a melhorar.
– Sabemos das dificuldades: não é fácil mexer com uma rede do tamanho da nossa, com 900 mil alunos vindo das mais diferentes realidades. É um caminho que estamos percorrendo com cautela, sabendo que temos que melhorar, mas que um passo já se deu – afirma Iara Wortmann, secretária-adjunta da Seduc.
– De modo geral, a Seduc está satisfeita com o caminho que está percorrendo, estamos vendo melhora nos índices. Não é ainda o melhor dos mundos, mas temos crescido bastante, e isso é importante porque mostra que o trabalho tem sido positivo – completa Iara.
Ensino Fundamental
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Rio Grande do Sul também fica acima da média nacional, mas por pouco: com 217,8 pontos em português (a média nacional é 215), fica atrás de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro. Com 227 pontos em matemática, quando a média brasileiro é de 224, os alunos do 5º ano deixam o Estado no 10º lugar nacional, atrás do Acre.
O Rio Grande do Sul também está acima da média nacional nos anos finais do Ensino Fundamental: em português, com pontuação de 266,7 (o Brasil teve 258 pontos na média), fica atrás apenas de Santa Catarina e Goiás. Em matemática, com 267,7 (a média nacional foi 258), os alunos do 9º ano colocam as escolas gaúchas das redes pública e privada na 6ª posição nacional.
As provas de português e matemática do Saeb foram aplicadas para 5,4 milhões de estudantes em 70 mil escolas públicas e privadas no ano passado.
O que é o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.
As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação.