O ministro da Educação, Rossieli Soares, comentou nesta quinta-feira (30) os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, que mostram uma situação preocupante na educação brasileira, especialmente para o Ensino Médio. A prova aplicada pelo MEC demonstrou que, no conjunto das redes pública e privada, os alunos que estão prestes a concluir sua formação básica apresentaram pouca evolução em relação à pontuação obtida por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
A avaliação testou os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. A evolução entre o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio é baixa: em português, passa de 215 (5º ano) para 258 (9º ano) e dali para 268 (Ensino Médio), em uma pontuação que vai de zero a 500.
Já em matemática, o desempenho dos estudantes vai de 224 (5º ano) para 258 (9º ano) e então para 270 (Ensino Médio).
– Se continuarmos nesse ritmo, é possível que o Ensino Fundamental ultrapasse, na escola, o Ensino Médio, o que é um absurdo. Seria, literalmente, o fundo do poço – afirmou o ministro Rossieli Soares.
Ao apresentarem os dados, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmaram que os resultados mostram que "o Ensino Médio tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros". O documento que sintetiza os resultados vai além ao apontar que a baixa qualidade da etapa prejudica "a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil".
Para alavancar os resultados, o MEC tem apostado todas as fichas na reforma do Ensino Médio, lei sancionada no ano passado que prevê a criação de um currículo flexível, com cinco opções de formação aos estudantes. No entanto, a implementação do novo modelo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda está em discussão no Conselho Nacional de Educação e enfrenta resistência de educadores.
– Estamos vendo uma manutenção da estagnação absoluta do Ensino Médio no Brasil, em um momento em que precisamos tomar uma decisão, como nação, para uma transformação – disse o ministro da Educação.
No Rio Grande do Sul, apesar dos avanços em relação à edição anterior do Saeb, o percentual de alunos do 3º ano do Ensino Médio com aprendizado considerado insuficiente é elevado – chega a 70,46% em português e a 70,15% em matemática.
O que é o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.
As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação.