A Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, rompeu limites no Vale do Sinos e vai se expandir para o município vizinho de Campo Bom. O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta quinta-feira (5), a implantação do Campus III da instituição de ensino, junto ao Feevale Techpark, centro tecnológico que já funciona às margens da RS-239.
A estrutura do novo campus já está pronta para receber os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Biomédica, as duas primeiras graduações que deverão funcionar no espaço. Para a abertura da Veterinária, o processo está mais avançado. Ainda em julho, uma comissão verificadora do MEC deve visitar o campus para autorizar o início das atividades do curso, que disponibilizará 90 vagas anuais, com previsão de vestibular já para agosto e início das aulas em setembro. Para a Engenharia Biomédica, a previsão é de que o processo todo demore um pouco mais, com oferta de vagas somente no vestibular de verão, em novembro.
O novo campus funcionará em uma área de 5 mil metros quadrados. Uma das novidades é o Hospital Escola Veterinário, local de aprendizado para os futuros alunos, mas também um apoio para a promoção da saúde animal na cidade. Como a área foi doada pela prefeitura de Campo Bom, a universidade prestará serviços em troca, como a esterilização de cães e gatos, à comunidade. A construção do hospital deve começar no ano que vem para que esteja pronta ao final dos dois primeiros anos da Medicina Veterinária, período em que as atividades ficam mais restritas às salas de aula e aos laboratórios. A ideia da Feevale é que futuramente outras graduações sejam incorporadas ao campus, como Engenharia da Inovação, voltada ao desenvolvimento de produtos e processos com novas tecnologias.
— Vamos transformar o campus III num campus politécnico para que ele também possa dialogar com as empresas instaladas no Feevale Techpark — planeja o reitor da instituição, Cleber Prodanov.
O Campus III terá estrutura semelhante a que os acadêmicos têm disponível nos campus I e II da Feevale. Além das salas de aula e um miniauditório, haverá serviços como Centro de Informática Acadêmica, registro acadêmico, setor de atendimento, laboratórios de informática, sala de professores, apoio audiovisual, Núcleo de Apoio Pedagógico, salas de coordenação de cursos, biblioteca e laboratórios específicos.
A biblioteca do Câmpus III contará com um acervo inicial de 1.033 volumes da área de Medicina Veterinária, referentes aos dois primeiros anos do curso, além de e-book e periódicos eletrônicos.
O Campus III
Prédio Alberto Santos Dumont
- 1 laboratório multiuso
- 2 laboratórios de informática
- 1 laboratório de Técnicas Básicas em Saúde Única
- 1 laboratório de Técnicas Avançadas em Saúde
- Biblioteca
- Centro de Informática Acadêmica
- Sala de anatomia
Feevale Techpark
Prédio 1
- Laboratório de Criatividade
- Espaço de Interação e Fomento à Criatividade e à Inovação
- Laboratório de Produção de Conteúdos Audiovisuais
- Laboratório de Tecnologias Híbridas para a Saúde
Prédio 2
- Laboratório de Condutividade Térmica
- Laboratório de Métodos Avançados em Biotecnologia
- Laboratório de Técnicas Avançadas em Saúde Única
- FabLab
- Laboratório de Monitoramento Terapêutico de Fármacos