Claudia Chiquitelli
Especial
A presença feminina nos negócios registra avanço, conforme estudo do Sebrae. No mês passado, comemorado como o do empreendedor, a entidade revela que 20% das mulheres entre 18 e 64 anos estão prestes a iniciar um negócio. O percentual delas no empreendedorismo (36,4%) é inferior ao de homens(42,4%). Porém, entre as pessoas preparando-se para abrir empresa na mesma faixa-etária, a diferença é mínima: cerca de 20% das mulheres e 21,6% dos homens.
Segundo mulheres entrevistadas pelo Sebrae, com o cenário atual na economia, elas tiveram que encontrar outra forma de renda para ajudarem casa, sendo que muitas começam seus negócios pela internet. As empreendedoras comercializam joias, comida, brigadeiros, lembranças para festas etc. Quando percebem o crescimento das vendas, investem em um e-commerce para atender a demanda.
Pesquisa da entidade nacional aponta que os segmentos de moda, culinária e artesanato são as principais apostas de mulheres que se tornam microempreendedoras. Mas não adianta tirar a ideia do papel. É necessário pesquisar o mercado e, só depois, fidelizar os clientes e fornecedores.
As participantes do estudo explicam que é preciso oferecer um diferencial na hora de enviar o produto, como uma caixa personalizada, um brinde de outra mercadoria da empresa. Ou até um bilhete, apenas agradecendo a aquisição.
Elas ainda citam como itens importantes no sucesso atenção à administração, com controle de gastos e investimentos a curto e longo prazo para manter o negócio ativo, e à tecnologia.