Duas das principais universidades do Estado organizam eventos para a segunda semana do mês de maio que prometem movimentar o ambiente acadêmico. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prepara para o dia 14 o UFRGS Portas Abertas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) programa para os dias 11 e 12 a sua Feira de Carreiras.
O UFRGS Portas Abertas é um evento que, anualmente, desde 2003, convida a comunidade em geral a conhecer os diversos ambientes da instituição. Com foco especialmente nos estudantes do Ensino Médio, a ideia é despertar o interesse de eventuais futuros alunos pela UFRGS. Estão programadas para o sábado, dia 14, mais de 800 atividades envolvendo todos os campi: Centro, Olímpico, Saúde, Vale e Litoral. Visitas guiadas pelos setores, apresentações de cursos, conversas com estudantes sobre mercado de trabalho, exposições, palestras, oficinas e shows musicais fazem parte do cardápio de atrações.
Confira a programação completa do UFRGS Portas Abertas
Confira a programação completa da Feira de Carreiras da PUCRS
– O Portas Abertas é uma excelente oportunidade para quem está indeciso quanto à profissão que se quer seguir e de entrar em contato com as diversas opções que a universidade oferece. É uma ocasião em que a universidade abre suas portas e se mostra para a comunidade – diz Sandra de Deus, pró-reitora de extensão da UFRGS.
O UFRGS Portas Abertas é um evento aberto ao público e todas as atividades são gratuitas. Escolas que queiram levar seus alunos precisam se inscrever até 11 de maio. Os estabelecimentos recebem uma senha, pela qual acessam o formulário de inscrição disponível em ufrgs.br/portasabertas. Pessoas que desejam comparecer de forma individual não precisam se inscrever no site. As atividades começam às 8h do dia 14.
Empresas no Carreira 2.0 da PUCRS
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) realiza nos dias 11 e 12 de maio a sua Feira de Carreiras. Aberto ao público e com entrada franca, o evento é uma oportunidade para os visitantes conversarem com representantes das cerca de 50 empresas expositoras sobre critérios de seleção e vagas, fazer contatos e assistir a palestras voltadas para o momento atual do mercado de trabalho.
Com o tema Carreira 2.0 – Os Novos Desafios do Mundo do Trabalho, a feira terá estandes de empresas como HP, Accor, PWC, John Deere, Grupo RBS, Ambev, SAP, Braskem, entre outras. A inovação deste ano são ilhas temáticas, que vão discutir os três caminhos da carreira: acadêmica, internacional e empreendedora. Outro espaço tratará exclusivamente de estágios, oferecendo vagas e minipalestras.
Em 11 de maio, o jornalista Marcelo Tas fará a palestra de abertura sobre inovação e criatividade na era digital. No dia seguinte, um painel que reunirá profissionais das gerações Baby Boomer, X, Y e Z discutirá as relações no ambiente de trabalho, além de expor visões e perspectivas de carreira. A palestra de encerramento está marcada para o dia 12, às 20h, com a diretora de inovação e linguagem do Grupo RBS, Flavia Moraes, que irá falar sobre o estudo The Communication Revolution.
– A Feira proporciona acesso a um conteúdo extremamente rico em termos de carreira. É uma grande oportunidade, por exemplo, para quem está em busca de alguma vaga no mercado de trabalho ir até lá e se apresentar às empresas, conhecer os processos seletivos e a cultura organizacional – comenta Nathalia Kubaski, consultora do escritório de carreiras da PUCRS.
Qualificação e networking
A Feira de Carreiras da PUCRS ocorre no Centro de Eventos da universidade, no prédio 40 do campus de Porto Alegre. Para acessar o evento, não é preciso fazer inscrição prévia. Mas quem quiser participar de alguma atividade deve entrar em feiradecarreiraspucrs.com.br e se inscrever. As vagas são limitadas e já estão abertas.
Rose Sussenbach, gerente-geral da Place Consultoria, considera que o UFRGS Portas Abertas e a Feira de Carreiras da PUCRS são chances preciosas de qualificação, visando a futuras colocações nas áreas de interesse dos visitantes.
– Essas iniciativas são extremamente benéficas, porque ampliam os horizontes dos jovens, fazendo com que eles cheguem mais capacitados para uma vaga no mercado de trabalho. É importante que, nesses eventos, os visitantes formem uma rede de contatos e aproveitem as oportunidades para tirar todas as dúvidas tanto com relação a carreiras quanto a cursos. Ter consciência das habilidades internas é fundamental. O olho no olho faz toda diferença – destaca.