Estudantes, professores e educadores têm até esta sexta-feira para se inscrever no 3º Prêmio RBS de Educação. O concurso irá premiar projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que promovam, de forma criativa e inovadora, a mediação entre leitores e texto. Projetos com diferentes abordagens e plataformas podem participar.
A premiação de 2015 terá as categorias Escola Pública e Escola Privada, voltadas para educadores, e a Jovens Protagonistas, destinada a estudantes da Educação Básica. Apesar de ser voltada à leitura, a premiação é aberta a projetos de todas as disciplinas, como matemática, química e física, desde que as iniciativas tenham como foco o texto.
Para uma turma de alunos da Escola Municipal Professora Ana Iris do Amaral, em Porto Alegre, toda terça-feira é dia de viajar pelas memórias. Desde o início do ano, os 26 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental interrompem a rotina para recordar, por meio da literatura, as histórias que mais marcaram seus poucos anos de vida. Essa é a proposta do projeto Lembranças de Criança: Memória Literária, um dos inscritos na categoria Escola Pública. Elaborada pela professora Ana Cristina Motta da Silva, a iniciativa busca aproximar alunos e literatura:
- Trabalhamos com eles sobre o que é a memória, o que são as lembranças e, a partir daí, começamos a desenvolver atividades relacionadas às recordações deles. Toda semana, um aluno é sorteado para contar a história que o marcou.
Professores terão formação mais longa.
Para contar a história, o aluno veste a capa do Era uma Vez, uma espécie de figurino que transforma o próprio narrador em personagem. Depois, há atividades relacionadas à trama.
- O aluno que conta a história se transforma em uma referência de leitor para os demais, estimulando os colegas a ler a obra - conta Ana Cristina.
Interessados em concorrer à premiação devem se inscrever exclusivamente pelo site premiorbsdeeducacao.com.br
Cronograma
Inscrições: até sexta-feira, 17 de julho
Envio do relato: até 12/8
Divulgação dos finalistas: 4/9
Júri popular: 5/11 a 28/11
Premiação: 28/11
Prêmio pontua em game
-Neste ano, o Prêmio RBS de Educação está vinculado ao game Logus, voltado para escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
-Equipes inscritas no jogo podem acumular até mil Logus.
-É possível pontuar concluindo o curso online de mediação de leitura, enviando relato para concorrer à premiação e vencendo o júri popular, que ocorre de 5 a 11 de novembro.
Pontuação em Logus
-Curso online: 50 Logus
-Envio de relato: até 200 Logus (cada integrante que concluir o curso ganha 10 Logus)
-Vencer júri popular: 750 Logus