A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiu, no fim da tarde dessa sexta-feira (18) pela realização do vestibular 2014. De acordo com nota divulgada na página do Gabinete do Reitor no Facebook, a instituição afirma que "entende-se adequado, no atual contexto, cumprir a decisão judicial de manter o próximo certame vestibular na modalidade de processo seletivo único e seriado no final do ano em curso, como forma de reestabelecer a tranquilidade e a segurança aos professores, estudantes e respectivos familiares, quebradas por decorrência da interferência externa da referida ação judicial e seus desdobramentos." Dessa forma, o concurso deve seguir o molde dos últimos anos: a pontuação do candidato no Enem continua valendo 20% da nota no Vestibular.
A UFSM afirma levar em consideração diversos pontos que, segundo a nota, foram determinantes para definição dessa tarde. Entre eles, a decisão judicial que determinou a suspensão dos efeitos da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O conselho decidiu, em maio desse ano, pelo processo seletivo considerando apenas o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada um dia antes do fim do término das inscrições no exame.
Outro aspecto que a universidade afirma ser determinante a necessidade de preparar o processo seletivo ainda nesse mês de julho, para que os procedimentos não sejam prejudicados, não havendo possibilidade de aguardar o desdobramento do processo judicial.
Confira a nota oficial publicada pela UFSM.