Após passarem vários anos monitorando os orangotangos de pântanos da ilha de Sumatra, pesquisadores fizeram descobertas surpreendentes, relatadas no periódico PLos One. Os machos realizam planos de viagem com antecedência de até 24 horas e os compartilham com orangotangos das redondezas por meio da emissão de gritos altos e prolongados, que podem ser ouvidos a mais de 800 metros de distância.
O animal tem bolsas de gordura que funcionam como um cone que amplifica o som da mesma forma que um megafone.
- Os machos emitem sons prolongados principalmente na direção em que viajarão algumas horas depois ou após terem passado a noite e descansado no local - afirmou Karin Isler, uma das pesquisadoras do Instituto e Museu de Antropologia, que fica em Zurique.
As fêmeas que ouvem esses gritos, se interessadas, podem se aproximar e permanecer em contato. Ao mesmo tempo, os machos que não são dominantes podem fugir para evitar um confronto. Em geral, os orangotangos se deslocam aproximadamente 800 metros por dia, normalmente em busca de frutas nas árvores.
Existem diversos exemplos de planejamento em espécies animais. Um chimpanzé, por exemplo, foi observado em um zoológico reunindo pedras e pedaços de concreto antes da abertura do local, planejando usá-los mais tarde contra os visitantes. Experimentos também descobriram que bonobos e chimpanzés selecionam e armazenam ferramentas para usar posteriormente. O pássaro da espécie Aphelocoma californica e o gaio-comum (Garrulus glandarius) também são conhecidos por planejar ações futuras.
Isler afirmou que o estudo proporciona a compreensão de que "não devemos subestimar a capacidade dessas criaturas maravilhosas, bem como de outros animais".