Com 581 estudantes matriculados e 33 anos de história, o campus de Gravataí da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) deve encerrar as atividades após o final do semestre, no dia 27 de julho. A instituição de ensino anunciou a medida aos alunos na última quinta-feira (6), e confirmou nesta terça-feira (11) a informação à reportagem de GZH.
Por meio de nota, a universidade informou que a decisão faz parte de uma “reestruturação organizacional da instituição, com o objetivo de garantir a sustentabilidade econômica e preservar nosso maior patrimônio, que é a oferta de um ensino de qualidade”. A medida foi anunciada poucos meses após a venda do campus para a prefeitura de Gravataí.
O acordo foi fechado em março com a Aelbra, a associação que é mantenedora da universidade, que está em recuperação judicial com uma dívida bilionária. A medida fazia parte de um esforço para manter a instituição no município, conforme o prefeito de Gravataí afirmou à coluna de Giane Guerra.
As atividades presenciais no campus serão encerradas, mas a Ulbra permanece atuando no município de Gravataí a partir do polo de Educação a Distância (EAD), em novo endereço ainda não divulgado. Veja a nota na íntegra abaixo.
Perspectivas para a comunidade
A instituição ofereceu aos alunos a possibilidade de troca de curso ou transferência para outro campus da Ulbra, com desconto de 60% na mensalidade até a conclusão da Graduação, exceto para o curso de Medicina. Segundo a universidade, em dois dias, 25% dos alunos matriculados manifestaram interesse em transferência para outro campus da instituição. O mais próximo fica em Canoas, também na Região Metropolitana.
A Ulbra destaca a possibilidade transferência para a modalidade EAD, embora nem todos os cursos tenham a opção remota. É o caso do curso de Direito, que é ofertado somente na modalidade presencial e concentra boa parte dos alunos no campus, junto com Psicologia.
— Eu tinha a expectativa de me formar na Ulbra. Eu estava há dois semestres na universidade, vim do IPA (Centro Universitário Metodista), que também fechou e tive que fazer a transferência. Eu já estava acostumado com o sistema da Ulbra, agora vou ter que trocar de instituição novamente e me adaptar a outra universidade. Para mim, o EAD não é uma opção, nem tem essa alternativa na Ulbra e eu quero fazer presencial — conta Gustavo Lopes Mendonça, 32 anos, que está no 4º semestre de Direito na Ulbra Gravataí.
Como o campus de Canoas fica longe, o aluno acredita que seja mais prático mudar para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por conta do deslocamento, uma vez que ele mora no município de Viamão.
Gustavo conta que o anúncio do encerramento foi feito na semana passada em transmissão ao vivo pelo YouTube, que seria um comunicado sobre o retorno das aulas presenciais, ocorrido na segunda-feira (10). Surpreendidos com a decisão, alunos organizam uma manifestação em frente ao campus, que será realizada no final da tarde desta terça-feira, com o intuito de mobilizar a prefeitura de Gravataí para a busca de uma solução.
Além de Direito e Psicologia, a instituição conta com atividades presenciais no curso de bacharelado de Educação física. O campus conta com 15 professores exclusivos de Gravataí, 13 compartilhados com outras unidades da Ulbra e 25 colaboradores. Todos foram convidados para trabalhar no campus de Canoas, a cerca de 20 quilômetros de distância.
Confira a nota da Ulbra na íntegra
Nota para GZH - Descontinuidade da unidade presencial em Gravataí
Em respeito à relação de confiança com nossa comunidade, confirmamos a descontinuidade da unidade presencial em Gravataí ao término deste primeiro semestre de 2024. É uma medida que faz parte da reestruturação organizacional da instituição, com o objetivo de garantir a sustentabilidade econômica e preservar nosso maior patrimônio, que é a oferta de um ensino de qualidade, avaliado com nota máxima pelo MEC.
Vamos facilitar alternativas para a continuidade dos estudos. Entre elas, a possibilidade aos estudantes de troca de curso e/ou transferência para outro campus da Ulbra, com 60% de desconto na mensalidade até a conclusão do curso (excetuando-se o curso de Medicina), ou ainda para a modalidade EAD da Ulbra. Em dois dias, 25% dos 581 matriculados já manifestaram a intenção de transferência para outro campus da Ulbra.
A comunidade escolar foi informada em reuniões por grupos (colaboradores, coordenadores, professores e alunos) na última quinta-feira (6/5). Professores e colaboradores estão sendo convidados a se transferirem para o campus Canoas da Ulbra, distante menos de 20 km.
Lembramos, ainda, que a Ulbra permanece atuando no município de Gravataí a partir de seu polo de Educação a Distância (EaD), em novo endereço, com a oferta de cursos 100% EaD e cursos híbridos.
Para maiores orientações, a Ulbra está à disposição por meio dos canais de comunicação direta com o aluno e pelas coordenações de curso.
Assessoria de Comunicação Social