Falta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro. Após a aplicação das provas, é comum que muitos participantes consultem o gabarito para verificar quais questões acertaram e tentar calcular uma possível nota.
Para auxiliar os participantes a compreenderem o cálculo das notas no exame, o Ministério da Educação (MEC) — por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou um guia sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) — metodologia de cálculo para pontuação das 180 questões objetivas do Enem.
Mesmo que o estudante acerte as questões mais difíceis, isso não garante uma boa pontuação. O método utiliza modelos matemáticos para avaliar a relação entre a probabilidade de acerto em uma questão e o conhecimento do participante na área em questão, além das características específicas de cada item.
Coerência nas respostas
Para determinar os parâmetros “a”, “b” e “c” de milhares de itens e garantir a montagem das provas de forma comparável com edições anteriores, o Inep realiza pré-testes em nível nacional. O processo permite criar um banco de questões específico para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame, assegurando a padronização entre as edições.
A TRI não considera apenas o número total de acertos, mas também a coerência das respostas em relação ao conjunto de questões. Na prática, espera-se que quem acerta questões difíceis também tenha acertado as fáceis, já que habilidades mais complexas pressupõem o domínio de competências mais simples.
No entanto, participantes com um número elevado de acertos tendem a alcançar uma pontuação maior, enquanto aqueles com menos acertos apresentam notas mais baixas, conforme a TRI.
Redação
Em relação a redação, o Inep disponibiliza em seu portal a cartilha “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”. O documento explica os critérios utilizados para avaliar a Redação, estabelece as competências que serão analisadas e como ocorre a atribuição da nota. Além disso, também inclui exemplos comentados de redações que obtiveram nota máxima (mil pontos) no Enem 2023.
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, sendo adotado como principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil.