O período de solicitação de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou nesta segunda-feira (13). O benefício é oferecido aos candidatos que perdem um ou dois dias de provas por conta de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. Os participantes poderão solicitar a nova data pela Página do Participante até sexta-feira (17).
Segundo o edital, o não comparecimento nos locais de provas nas datas e nos horários informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) caracteriza ausência do participante. Mas, apenas em algumas situações, os candidatos têm direito à reaplicação do exame.
Quem foi prejudicado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, pode solicitar a nova data. O benefício também se aplica a pessoas que não compareceram porque o local de prova ficava a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
A reaplicação também é garantida em caso de doença. Tem direito a reaplicação quem faltou devido a diagnóstico ou sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Os candidatos poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. O pedido é feito pela Página do Participante e o candidato deve seguir as recomendações descritas no edital. Nos casos de doença, é preciso submeter um documento comprobatório, como um atestado médico ou o diagnóstico, por exemplo. Já em relação aos problemas logísticos, o Inep avaliará as irregularidades registradas. Todas as solicitações serão analisadas individualmente.