A Escola Estadual de Ensino Fundamental Desidério Torquato Finamor, localizada no bairro Agronomia, em Porto Alegre, chegou ao oitavo dia sem água. Nesta quarta-feira (10), caminhões-pipa foram acionados para que o serviço seja retomado de forma provisória. O veículo, com capacidade de 8 mil metros cúbicos, abasteceu a escola às 14h.
A diretoria solicitou o serviço ao Departamento Municipal de água e Esgoto durante a manhã. A diretora Rúbia Pezzini chegou a falar em fechar a escola durante a tarde caso nada fosse feito. No entanto, equipes do Dmae estiveram no local horas depois.
Na quarta, os estudantes seguiram tendo que sair mais cedo. A partir desta quinta-feira (11), as aulas serão normalizadas. Os abastecimentos por caminhões-pipa vão ser feitos enquanto a escola precisar.
As causas do vazamento ainda não foram identificadas. O Dmae esteve no local na terça-feira (9) e constatou se tratar de um problema interno, de responsabilidade da escola.
Equipes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também estiveram no local. A tendência é que, enquanto a causa não estiver diagnosticada, seja feita uma nova tubulação para fazer a captação da caixa d´água. A instituição ficou de reenviar orçamento para que a Seduc realize a contratação. Portanto, não há prazo para que a obra seja realizada.
A Seduc informou que visitou o local para fazer avaliações a respeito do reparo.
Confira nota da Seduc na íntegra:
A Secretaria da Educação e a Secretaria de Obras Públicas informam que, na tarde desta terça-feira, a equipe de obras da 1ª Coordenadoria Regional de Educação já esteve no local para uma avaliação preliminar e orientações para a equipe diretiva da instituição de Ensino.
Na manhã de hoje, equipe da 1ª Coordenadoria de Obras Públicas estará na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desidério Torquato Finamor.
O DMAE foi contatado para a solicitação do suporte via caminhão pipa durante o encaminhamento dos reparos.