Uma das maiores escolas estaduais da zona sul de Porto Alegre enfrenta problemas que impactam na rotina dos estudantes. A Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, no bairro Restinga, enfrenta, desde o início do ano letivo, a ausência de professores em algumas disciplinas. Além disso, a instituição está fechada nesta quarta-feira (13) devido à falta de luz.
A instituição atende cerca de 2 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), são três disciplinas sem professor: matemática, química e linguagens (disciplina vinculada ao Novo Ensino Médio).
No entanto, o pai de duas alunas informou à GZH que são pelo menos oito professores ausentes. O aposentado Genésio de Souza tem uma filha de 11 anos, que estuda no 6º ano, e outra de 13 que estão no 9º do Fundamental.
— Quando elas não têm aula, voltam para casa, porque não tem professor para substituir, então eles (escola) mandam as crianças embora, às vezes as crianças vão lá para ter um, dois períodos. Às vezes, até a gente pensa, manda porque elas têm que estudar, mas a vontade é de não mandar para a escola para ter dois períodos só — relata.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Seduc informou que está ciente do problema, e que deve ser resolvido até a próxima semana. Até o momento, a pasta não informou o motivo do déficit de docentes. A reportagem tenta contato com a diretora da escola.
Falta de luz
Ao ir até a instituição, por volta das 10h, GZH constatou que os portões estavam fechados e não havia ninguém no local. Novamente questionada, a Seduc informou que houve um problema de fiação no local, e que estão sendo feitos reparos na parte elétrica. No momento em que a reportagem esteve em frente ao portão, não foi registrada a presença de técnicos.
Na terça-feira (12), as aulas já haviam funcionado em horário restrito. A previsão é que as atividades retornem nesta quinta-feira (14).