A manhã foi de empolgação e reencontro nas escolas de Porto Alegre. Cerca de 40 mil alunos retomam os estudos nesta segunda-feira (19) nos diferentes níveis de ensino municipal, principalmente no Fundamental. Na quarta-feira passada (14), as atividades na Educação Infantil já haviam voltado.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, no bairro Santa Rosa de Lima, aguardava os alunos e os pais com música em uma recepção no pátio. Para muitos pais, o ano começa a partir do primeiro dia letivo, como no caso do autônomo Everaldo dos Santos Fragoso, 50 anos, pai de uma estudante do 3º ano do Ensino Fundamental. O retorno, destacou, será bom para os dois:
— Ela reclama muito da saudade dos amigos, colegas de aula. Passou essas férias todas dizendo "estou com saudade da minha turma". Ela está voltando, vai matar a saudade.
A escola é uma das cinco da Capital que disponibiliza ensino em tempo integral. A instituição atende 479 alunos, dos quatro aos 16 anos. Assim como os pequenos, os adultos também estão animados com a volta às aulas, já que poderão deixar os filhos estudando em segurança enquanto trabalham. A administradora Tatiana de Campos, 49, estava empolgada – sua filha também, tanto que quase nem conseguiu dormir, preocupada em rever os amigos, agora no 7º ano do Ensino Fundamental.
— (A escola em tempo integral) Ajuda bastante em relação ao trabalho, porque como eu trabalho oito horas por dia, a escola me dá essa facilidade de largar ela aqui às 8h e eu sei que ela está envolvida com atividades até as 17h. Ela não está na rua, no celular, está fazendo sempre coisas que vão enriquecer a parte cognitiva dela. Então, é uma tranquilidade — contou a mãe.
Essas atividades também serão enriquecedoras para o futuro da filha, em sua opinião – isso porque ela terá contato com as línguas inglesa e francesa, para além da questão da inclusão, já que a pequena está em avaliação em relação ao transtorno do espectro autista e recebe apoio na escola.
O foco do estabelecimento, em 2024, já está em cumprir as metas necessárias, com o melhor rendimento possível, segundo a diretora, Carolina de Campos Derós. Para isso, apostou-se na qualificação profissional.
— Este ano, a gente está começando com um quadro de professores completo e com projetos mais estabilizados para conseguir tirar ainda mais potência dos nossos alunos. Na nossa escola de tempo integral, eles vão ter aula de dança, de teatro, vai ter toda a parte da inovação também, que é um dos carros-chefe da prefeitura no momento. E aí a gente está com esse foco total agora para dar qualidade — avaliou.
Há uma busca grande de famílias pela modalidade do ensino em tempo integral, conforme a diretora. Pela manhã, antes mesmo da escola abrir, havia uma fila de busca de vagas em frente à escola.
Educação Básica
Na Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, cerca de 1,6 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio de Magistério, também voltam às salas. Foi realizada uma recepção aos estudantes pela manhã, com introdução aos novos professores. Famílias da Educação Infantil receberam ainda orientações sobre o ano letivo.
Além disso, alguns pais aguardavam em uma fila na secretaria para tentar trocas de turmas e rematrículas. A secretária executiva Caroline da Silva, 31, queria rematricular a filha na escola, no sexto ano.
— O colégio está cheio de projetos, vem em uma crescente muito grande, tanto que eu resolvi trazer ela para cá, a gente saiu de um colégio particular para voltar para cá. Pela questão de ter mais possibilidades, oportunidades, tem a questão do turno inverso, com projetos, tem aula de vôlei, de dança. Ela pode ter uma atividade. São mais habilidades — afirmou.
Os projetos incluem esportes, como dança, judô, jiu-jitsu, handebol, vôlei, basquete, atletismo e futsal; laboratório de comunicação e expressão; horta; xadrez; laboratório de aprendizagem; e inovação (robótica).
O objetivo, neste ano, é ampliar a parceria com a comunidade escolar, que considera o estabelecimento um centro de trocas, segundo a diretora, Rochele Soares:
— Este ano nossa intenção é de que as famílias sintam-se pertencentes a esse espaço, que possam estar aqui nos ajudando, trabalhando conosco e fazendo a parceria para o bem-estar dos seus filhos, que eles se sintam tranquilos. Todos eles gostam de estar na escola, não somente os alunos, mas a família também. Então, a gente pensou em um acolhimento.
A escola também está retomando o projeto Adote Um Monumento, adotando o próprio edifício da instituição – que completa 70 anos em 2024. E há mais ações de celebração:
— Nós estamos com muita expectativa. Além da aprendizagem, esse ano vai ser um ano festivo — frisou a diretora.