Após quase 10 anos desde a apresentação do projeto, foram entregues, nesta segunda-feira (19), as obras do restauro do Instituto de Educação General Flores da Cunha, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, outras autoridades e de parte da comunidade escolar.
O local estava fechado para obras desde 2016. Desde então, os estudantes matriculados foram remanejados para outras quatro instituições, mas, formalmente, seguiam vinculados ao Instituo de Educação, para que, quando a obra fosse concluída, fossem transferidos.
Na época, havia em torno de 1,5 mil alunos, número que caiu para 1.014, atualmente. Com a destinação de parte do espaço para a construção de um centro de formação de professores e um museu, o espaço comporta hoje, no máximo, 1,5 mil estudantes, de acordo com a diretora do Instituto de Educação, Alessandra Lemes. As turmas atendidas atualmente vão do quinto ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio.
O prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico, recebeu investimento de aproximadamente R$ 23,4 milhões. Apesar da reabertura das portas, a restauração ainda não terminou. As áreas do centro de formação de professores e o Museu Escola do Amanhã seguirão isoladas por tapumes. A expectativa é de que o centro de formação seja inaugurado em março, enquanto o museu deve estar pronto em dezembro.