A maioria das escolas da rede privada de Ensino Básico retorna às aulas nesta segunda-feira (19), estima o Sindicato do Ensino Privado. Como cada instituição tem autonomia para definir seu calendário, algumas já haviam retomado as atividades na última quarta-feira (14). Na Capital, há 74,3 mil estudantes na rede privada, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com o censo 2022 da Educação Básica.
No Colégio Farroupilha, as atividades já ocorriam a todo vapor no início da manhã. As crianças brincavam no pátio e jogavam bola, e os adolescentes conversavam. Aproximadamente 3 mil alunos retornam às salas de aulas entre hoje e amanhã no colégio, que atende jovens de um a 18 anos.
— Estamos bem felizes com o retorno. O momento em que a gente consegue ver essa energia, essa vibração deles, com o reencontro, as brincadeiras, os projetos e as descobertas que farão… ver aquela carinha de curiosidade é algo que nos encanta e é a razão de existência de qualquer escola. Então, é um momento bem bom — avaliou a diretora pedagógica, Marícia Ferri.
O retorno é momento de acolhida dos alunos, reencontro, compartilhamento de experiências das férias e adaptação, conforme a diretora. Neste primeiro dia de ano letivo, os professores também apresentam os projetos de trabalho que serão desenvolvidos ao longo do ano.
— Circulei nas salas de aula conversando com as crianças, elas estão muito felizes por reencontrar os amigos, que eu acho que é isso que importa. A escola sem os estudantes e os professores não é escola, é só um prédio — salientou.
O estabelecimento aguardava a comunidade escolar com novidades: foi inaugurada uma nova área de convivência, que, no futuro, também conectará o prédio do colégio com um estacionamento do outro lado da rua. Há, ainda, novos ambientes para professores e em algumas salas de aula, que receberam varandas.
Neste ano, o colégio ampliará as ofertas relacionadas ao trabalho de pensamento computacional no currículo dos anos iniciais e à área de robótica nos anos finais do Ensino Fundamental. Além disso, a instituição pretende reforçar as experiências dos estudantes no Laboratório Natural de Medidas, que busca ajudá-los a compreender conceitos matemáticos.