O prazo para efetivação de matrículas na rede municipal de Porto Alegre foi prorrogado para terça-feira (23). Conforme a prefeitura, a medida foi necessária devido às consequências do temporal que atingiu a Capital na semana passada. O ano letivo na rede começa nos dias 14 de fevereiro, para a Educação Infantil, e 19 de fevereiro, para o Ensino Fundamental.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 62 escolas sofreram algum tipo de dano. Destas, 29 precisam de conserto, 33 ficaram com necessidade de poda e 16 permaneciam sem energia na tarde desta segunda-feira (22) em razão da forte chuva de terça (16). Entre os danos registrados estão telhas quebradas, alagamento e arvores caídas.
Segundo o município, houve suspensão de atendimento ao público em algumas instituições, e famílias tiveram dificuldade para concluir o processo. Para a efetivação da matrícula, pais e responsáveis devem comparecer às instituições e apresentar o documento de designação. Conforme a Smed, a situação não deve interferir no início das aulas.
Além da efetivação de vagas, está em andamento o processo de busca e transferência por vagas na Educação Infantil, por meio de agendamento online. Após a confirmação do dia e horário, o atendimento acontece na Central de Vagas, no térreo da Smed (Rua João Manoel, 90, Centro Histórico).