Os professores aprovados em novo concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) devem ser chamados no começo de 2025, após realização do processo seletivo no segundo semestre deste ano. A informação foi dada pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
O concurso vai selecionar 3 mil servidores para a área. Além da prova objetiva, a secretária confirmou que o processo terá uma parte prática para testar a capacidade dos professores em sala de aula.
— O professor vai dar uma aula. A gente está discutindo como vai ser. É para ver a capacidade do professor, a desenvoltura na sala de aula. Então, usaremos nesse concurso, a aula prática — explicou a secretária.
A secretária informou que os 1,3 mil novos professores concursados do ano passado já foram designados para suas respectivas escolas. Ela garantiu, também, que está em processo de licitação a contratação de merendeiras e trabalhadores de limpeza terceirizados para as instituições.
Além disso, segundo Raquel, o governador Eduardo Leite deve anunciar na semana que vem uma reformulação no programa de bolsas de estudos Todo Jovem na Escola. Atualmente, a ação destina R$ 150 mensais aos alunos da rede estadual creditados no cartão cidadão da família.
Mais escolas em tempo integral
Outra pauta destacada na entrevista foi em relação às escolas de Ensino Médio em tempo integral no Rio Grande do Sul. A secretária informou que, neste ano, serão 205 escolas estaduais com essa modalidade, o que equivale a 18% de toda a rede.
São 94 escolas a mais do que no ano passado, quando eram 111 em tempo integral, e 187 a mais do que em 2022, quando eram somente 18, segundo dados da Seduc.