Jovens e adultos têm até o próxima sexta-feira (12) para se inscrever no processo seletivo do Sesc Educação a Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio com qualificação profissional em produção cultural. Estão disponíveis mais de 2 mil vagas em 14 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do programa. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos e devem ter concluído o Ensino Fundamental. Segundo o gerente de Educação do Departamento Nacional do Serviço Nacional do Comércio (Sesc), Luiz Fernando de Moraes Barros, os 14 estados englobam 60 polos em operação.
O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas. Ao final, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Médio integrado à qualificação profissional em produção cultural. O início das aulas está previsto para 11 de março e formatura para 2025. O Sesc EAD EJA é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac RS), responsável pela plataforma do curso.
O programa
Desde sua criação, o Sesc EAD EJA já formou 1.044 estudantes e atualmente conta com 3.250 matrículas ativas. De acordo com o gerente de Educação, o projeto está ganhando amplitude nacional. O modelo é dividido 80% em aulas a distância e 20% em formato presencial obrigatório.
— Nesses 20%, a gente trabalha educação integral. O jovem trabalhador que vem concluir a Educação Básica tem oportunidade de frequentar também, nas unidades do Sesc, atividades de cultura, de lazer. Porque entendemos que a pessoa tem que ser educada por inteiro. Educação integral passa por todas as áreas do conhecimento, porque isso é direito dele: acesso à cultura, ao lazer, à saúde — afirma.