Escolher a profissão que guiará seu futuro pode não ser uma tarefa tão simples, afinal, as possibilidades aumentam a cada ano. Um levantamento da Industry Insights - Serviços de Educação, da Globo, de 2022, traz outros dados interessantes. Três em cada 10 jovens entrevistados afirmam que não fazem ideia de como é a rotina da profissão que pretendem seguir. 42% dos jovens acreditam que um diploma de curso de graduação proporciona muito mais sucesso e retorno financeiro.
Já dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados em 2018 apontam que um diploma de graduação rende salários 140% maiores em relação a quem não possui.
Pensando neste cenário, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) desenvolveu o Guia definitivo das Profissões. Com esse manual, é possível explorar diversas ramificações de carreiras e até direcionar caminhos viáveis para cada profissional. Assim, a escolha de um curso de Ensino Superior, seja Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo, se torna mais leve e certeira.
A universidade tem a maior infraestrutura da região da Serra Gaúcha. São mais de 800 laboratórios para todas as áreas de ensino, 13 bibliotecas, 80 cursos de Graduação, 18 cursos de Mestrado, 10 de Doutorado e um Instituto Hospitalar Veterinário que é referência em Saúde Animal no Brasil. Além disso, possui diferentes modalidades de ensino: graduação presencial, EaD e presencial digital.
Em entrevista, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, comenta sobre esta iniciativa e as possibilidades que o ensino superior pode oferecer para o mercado de trabalho.
Como surgiu a ideia de criar o Guia definitivo de Profissões?
Criamos um guia voltado para o público pensando em uma carreira profissional elevada de qualidade. Logo, o ensino superior tem um papel fundamental para desenvolver competências e habilidades em áreas mais refinadas, que exigem, de fato, o conhecimento.
No ponto de vista da universidade, colocamos o conhecimento como um critério para transformar um mundo melhor, ter uma vida mais feliz. O conhecimento amplia os nossos horizontes, traz valor para nossa sociedade. Esse guia traz elementos sobre os cursos, o que faz cada profissional e suas perspectivas de mercado.
A contratação para um cargo exige uma qualificação e a nossa instituição, com uma tradição de 56 anos de história, é uma opção inteligente, comunitária, acessível e contemporânea para as pessoas que querem organizar sua vida.
O mercado de trabalho contrata quem sabe mais, conhece mais, ou seja, que tenha muitas aptidões. As empresas estão sedentas por talentos, principalmente, em nossa região que requer uma demanda de mão de obra qualificada.
Como são os índices de empregabilidade na UCS?
Já formamos mais de 120 mil pessoas, que, atualmente, são desde pequenos a grandes empresários. Temos um propósito de uma formação integral de qualidade para devolver para a comunidade pessoas com capacidades éticas, técnicas e diferenciadas, o que permite que a empregabilidade seja uma grande realidade.
No programa UCS Oportunidades, os nossos alunos, ao se cadastrarem, possuem muitas possibilidades de estágios e empregos. Ao conquistar o diploma, o estudante é muito bem aceito no mercado pelos seus conhecimentos adquiridos, muito devido aos nossos cursos de excelência, vários com nota máxima do Ministério da Educação. Além disso, estamos entre as melhores Universidades da América Latina e do Caribe, de acordo com a revista britânica Times Higher Education (THE), especializada em educação.
As nossas portas estão sempre abertas, temos um programa que é o UCS Alumni, para os egressos. Na nossa base de informações, com 120 mil ex-alunos, percebemos como a maioria se desenvolveu muito bem em suas vidas, sendo muitos gestores de empresas da nossa região, sendo alguns casos com atuação no exterior. É um motivo de muito orgulho para nós, ter contribuído para isso.
Se você tem dúvidas sobre carreira e deseja conhecer mais sobre os cursos oferecidos na UCS, baixe o Guia definitivo das Profissões
E a importância da constante busca por conhecimentos?
Temos vários programas, como o de segunda graduação ou segunda licenciatura; além das pós-graduações, com as especializações, os MBAs, os mestrados e os doutorados, opções que não faltam. Precisamos agregar valor à nossa trajetória, o conhecimento precisa ser buscado permanentemente. Estamos abertas aos nossos egressos, temos três mil fazendo programas de pós-graduação.
Em 2022, foram 99 mil pessoas que fizeram os cursos de qualificação, de 12 a 60 horas, com mais 600 ofertas de cursos de curta duração.
Como a UCS atualiza seus cursos com esse olhar para as novas profissões?
Nós analisamos atentamente o mercado. A estratégia é lançar cursos de pós-graduação que complementam ou absorvem uma nova demanda de conhecimento e, tendo a necessidade, podemos desenvolver algo para a graduação. A UCS possui muitas linhas de pesquisas com temáticas atuais na pós-graduação, tanto no mestrado e no doutorado.
Recentemente, criamos novos cursos, como o de Tecnologia em Sistemas Embarcados, algo necessário, pois desde uma geladeira até um carro funcionam com a Internet das Coisas. Também lançamos o bacharelado em Zootecnia, uma necessidade em relação aos cuidados de animais. Outras graduações que posso destacar são as licenciaturas de Dança e de Música, únicas da região.