De acordo com a pesquisa do Guia Salarial 2023, elaborado pela consultoria Robert Half, as engenharias estão presentes na relação de áreas e profissões em alta. A busca por profissionais deste segmento foi impulsionada, principalmente, por dois fatores: logística e o conceito ESG (sigla em inglês para as governanças ambiental, social e corporativa).
Nos últimos dois anos, o aumento das vendas por e-commerce trouxe desafios de logística para o setor e a necessidade de contratar profissionais especializados de engenharia. Outro fator foi a exigência de reduzir os impactos ambientais e sociais de grandes corporações, o que trouxe a demanda por especialistas em ESG.
Essa valorização para este tipo de profissional é salientada pelo diretor da Área de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), André Gustavo Adami. O valor do Salário Mínimo Profissional (SMP), desde o início de 2022, indica o piso salarial de R$ 10.908 para oito horas diárias e R$ 7.272 para seis horas diárias.
Com forte atuação no ensino nesta área, a UCS é uma das instituições de Ensino Superior que possui diversos cursos de graduação. É possível se formar nas engenharias Ambiental, Automotiva, Civil, de Alimentos, Computação, Controle e Automação, de Materiais, de Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Química.
A universidade conta com professores que atuam também nos programas de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorado) e desenvolvem atividades de pesquisa e extensão. Em sua estrutura, são dezenas de laboratórios de ensino e pesquisa que qualificam o ensino das engenharias e permitem ao estudante compreender e praticar os procedimentos e as metodologias adotadas em ciência e em tecnologia. Parte desses laboratórios estão sendo utilizados como sala de aula durante as atividades do Projeto Engenheiros do Futuro (ENGFUT).
Conheça sete motivos para atuar como engenheiro, conforme o diretor da Área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS:
1) Amplo campo de atuação
O trabalho do engenheiro vai além da solução dos problemas e tarefas da área. Empecilhos existem em todos os setores, mas a habilidade de identificar e propor soluções é característica da profissão. O raciocínio lógico e analítico do engenheiro faz o profissional ser um dos mais requisitados em outros mercados.
2) Profissão regulamentada
A qualidade indispensável de obras, serviços e/ou produtos colocados à disposição da sociedade deve ser garantida por um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o conselho da classe para realizar tais atividades. Esta responsabilidade técnica é atribuída aos engenheiros.
3) Elevada demanda no Brasil e Exterior
O número de engenheiros disponíveis não supre toda a demanda dos mercados brasileiro e global. Essa elevada demanda provoca uma valorização destes profissionais e, consequentemente, uma maior remuneração. Diversas áreas da engenharia estão em alta e com excelentes perspectivas de futuro. Um imenso volume de conhecimento, desenvolvido nas últimas décadas, precisa ser disponibilizado para a sociedade, por meio de novas máquinas, dispositivos, equipamentos e algoritmos que garantam maior segurança, agilidade, durabilidade e eficácia.
Confira no site da UCS as opções de graduação na engenharia
4) Forte demanda por descarbonização
A sociedade passa por uma encruzilhada no auge do uso de combustíveis fósseis e das mudanças climáticas globais. Novas tecnologias e estratégias precisam ser aplicadas para a substituição da matriz energética baseada no petróleo por outras mais limpas, seguras e estáveis. Isto irá demandar forte esforço de engenharia para este processo transitório nas próximas décadas.
5) Demanda crescente por automatização de processos
Há 20 anos, pensava-se que a automatização e a robotização iriam trazer desemprego; nos dias de hoje fica claro que se trata de uma necessidade para suprir a baixa disponibilidade de profissionais técnicos em áreas fabris. Este impulso de mercado exigirá mais engenheiros para implantarem tecnologias que possam melhorar a produtividade em chão de fábrica.
6) Estudar na área prepara para o sucesso profissional
Além dos conhecimentos técnicos adquiridos, a forma de pensar, de realizar e de executar traz habilidades de liderança aos engenheiros. Muitos dos cargos de gestores são ocupados por profissionais nesta posição. Conforme publicação da Universidade de Harvard, Engenharia é o curso mais comum entre os CEOs das maiores empresas do mundo.
7) Grade curricular diversa e completa
Os conhecimentos em diversas áreas permitem aos engenheiros a atuação em diferentes campos. Na área de Pesquisa e Desenvolvimento também são eles que se destacam. Isto gera desenvolvimento e riqueza para as empresas e para os países, e a comprovação paira no fato de que os países com maior grau de riqueza são aqueles que mais formam esse tipo de profissional: Estados Unidos, Alemanha, Japão, China, Rússia, Coreia do Sul, entre outros.