Com o crescimento da concorrência no mercado, aumenta a demanda por profissionais cada vez mais capacitados e, consequentemente, a busca por mais conhecimento. Devido a isso, muitas pessoas têm buscado um desenvolvimento além do curso superior e, aí, entram os cursos de pós graduação – stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (MBA). Alinhada a essa procura, a Universidade de Passo Fundo (UPF) acredita na formação qualificada dos indivíduos para liderar os processos tecnológicos, administrativos e sociais da comunidade. O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Dr. Antônio Thomé, destaca que o stricto sensu é uma sequência do processo de formação de um estudante:
– O principal objetivo é formar pesquisadores e o secundário, formar docentes. O curso permite colocar no mercado pessoas com alto nível de qualificação. Além disso, tem destaque a importância prática, pois as pessoas ao realizarem as pesquisas, comumente, usam como objeto de estudo questões da região na qual estão inseridas.
Thomé aponta que, para os próximos anos, a UPF está prevendo uma proposta de novos programas, em áreas que ainda não são atendidas, como Medicina e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, ele projeta a ampliação no número de doutorados, uma vez que alguns dos programas da instituição oferecem somente o curso de mestrado.
50 anos de história
A UPF, que celebrou neste ano cinco décadas de história, formando profissionais especializados em diversas áreas, atende aos critérios de qualidade da Capes, órgão nacional que avalia e regulamenta a certificação. De acordo com Thomé, hoje não existiriam tantas instituições de ensino superior (IES) na cidade de Passo Fundo se a universidade não tivesse formado muitos dos profissionais que nelas atuam:
– Essa contribuição parece um paradoxo, mas há uma questão importante envolvida, outras IES abriram e atualmente são concorrentes da nossa graduação, mas não da pós-graduação. O número de programas stricto sensu e a qualidade das pesquisa, das produções e da formação de recursos humanos continuam sendo um grande diferencial.
Atualmente, a UPF conta com 15 programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado e a possibilidade de realização de estágio pós-doutoral, que proporcionam aos discentes um alto nível de qualificação, seja para o trabalho em empresas ou instituições públicas e privadas, para a área acadêmica ou da pesquisa.
O corpo docente da universidade é formado por profissionais que são referência nas áreas de abrangência dos programas, reconhecidos pela qualidade e inovação das pesquisas que realizam e pela produção científica consistente, disponível em publicações nacionais e internacionais. Na infraestrutura, destacam-se laboratórios, centros de pesquisa e acervo bibliográfico.
Conheça todos os diferenciais dos cursos de Mestrado e Doutorado da UPF aqui.