Pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida de todo o Brasil podem se inscrever até esta sexta-feira (14) para a seleção de 2024 da Aceleradora Inclusiva – programa de formação básica em tecnologia da informação. O projeto é viabilizado por uma parceria entre a Thoughtworks, a Globo, a PUCRS e o Tecnopuc – por meio do Farol, o hub de impacto social do parque. São 25 vagas, e as inscrições podem ser feitas no site da Aceleradora.
A Aceleradora Inclusiva é realizada há 13 anos, mas a edição deste ano é a primeira voltada exclusivamente para pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida. Em 2024, a formação ocorrerá em formato online, a partir da primeira quinzena de julho, com duração de seis meses. Parte dos selecionados (15 vagas) receberá ajuda de custo de R$ 750 mensais.
— No mercado de trabalho, a inclusão traz diversidade e inovação, ampliando o pool de talentos e beneficiando as empresas”, afirma Maira Petrini, coordenadora do Farol Social Hub e professora da Escola de Negócios da PUCRS. Conforme a coordenadora, a capacitação "combate preconceitos" e ajuda a promover uma sociedade mais justa. Os participantes terão a possibilidade de serem contratados pelas empresas que integram a iniciativa.
O que é preciso para participar
- Não há necessidade de conhecimento prévio em tecnologia da informação
- Ser uma pessoa com deficiência motora ou mobilidade reduzida (com laudo médico que ateste a deficiência) e ter 18 anos ou mais
- Ensino Médio ou Técnico completo
- Disponibilidade de horário (as aulas acontecem nas segundas, terças e quintas à tarde)
- Acesso à internet e computador para acessar as aulas
- Interesse por tecnologia da informação
- Residir no Brasil
O programa busca ensinar, de forma inclusiva, os fundamentos de lógica de programação e tecnologias web a partir de temáticas sociais e de maneira interdisciplinar. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 28 de junho.