Levantamento de uma startup especializada em inteligência artificial e ciência de dados mostra o espraiamento da inundação sobre os negócios do Rio Grande do Sul. Mapeamento da LifesHub, que tem sede em Santa Catarina, aponta que 194,5 mil empreendimentos foram afetados pela inundação que atingiu o Estado nas últimas semanas. A pesquisa leva em conta empresas ativas dentro das áreas de alagamentos por meio de geolocalização e banco de dados.
O material aponta o número de empresas que estão dentro do raio de inundação, mas não tem um diagnóstico dos empreendimentos que sofreram algum dano por estarem nessas áreas com acúmulo de água.
O mapeamento da LifesHub mostra que as microempresas ocupam a maior fatia dentro do total de empresas afetadas pela inundação, totalizando 121.642 unidades. A plataforma da empresa coloca nesse grupo negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil. A startup também inclui nesse ramo os microempreendedores individuais (MEIs). Na sequência, aparecem empresas de pequeno porte (61.416), médias (8.171) e as grandes (3.306).
O CEO da startup, Ademar Paes Júnior, afirma que o levantamento nasce da ideia de ajudar o Estado vizinho no processo de mapeamento da área afetada nesse momento de calamidade com dados precisos. Com isso, é possível ter mais agilidade nos processos de recuperação, segundo o CEO:
— Vamos pelo menos contribuir para que o projeto de reconstrução tenha uma base de números mais objetiva. A gente também consegue ver qual vai ser a necessidade de recursos e qual o perfil de crédito. (...) Então, tem que ter esse refinamento para as políticas serem mais assertivas na reconstrução.
Áreas mais afetadas
Paes Júnior lembra que fundou a empresa em 2020 diante da necessidade de centralizar, estruturar e organizar dados da covid-19. Hoje, vê a possibilidade de disponibilizar a plataforma para ajuda em outro momento que demanda auxílio humanitário.
Olhando pelas áreas mais impactadas, a Grande Porto Alegre, e as regiões de Lajeado, Rio Grande e Santa Cruz concentram o maior número de empresas em áreas afetadas pelo aguaceiro que estacionou sobre grandes centros urbanos.
Fundada em Florianópolis em 2020, a LifesHub é uma startup que usa inteligência artificial, big data, ciência de dados e serviços para oferecer soluções para empresas. A plataforma atua, principalmente, nos mercados de saúde, energia, mercado financeiro e construção civil.