A 8ª edição do Fórum Europeu de Defesa Civil tem participação de uma startup gaúcha. A porto-alegrense Hopeful, que trabalha com prevenção e enfrentamento de desastres, foi selecionada para o evento, que ocorre em Bruxelas, na Bélgica, até esta quarta-feira (5).
O CEO da Hopeful, Abner de Freitas, é o representante no encontro. Busca trazer ensinamentos ao Estado para inspirar novos mecanismos para a Defesa Civil e gerar aprendizado em gestão de catástrofes.
— Quando recebi a confirmação do evento, que é fechado, enviei um pedido à organização para aproveitar as sessões de networking para falar sobre que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. É uma oportunidade de levar o que estamos vivendo aqui e trazer o que estão discutindo lá — afirma Freitas.
A organização do Fórum Europeu de Defesa Civil é da Direção-Geral da Proteção Civil Europeia e das Operações de Ajuda Humanitária (Echo). O evento reuniu, desde a última terça-feira (4), cerca de 1,5 mil visitantes, entre governos, autoridades de proteção civil, socorristas, instituições da União Europeia, comunidades científica e privada.
Integrante do Tecnopuc, a startup Hopeful desenvolve um aplicativo de voluntariado para desastres, com empresas organizadas pela Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS).
*Colaborou João Pedro Cecchini