O ex-presidente uruguaio José Alberto “Pepe” Mujica Cordano recebeu e aceitou oficialmente o convite para receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A concessão da honraria a Mujica foi aprovada em junho deste ano, mas foi neste final de semana que a reitora, Isabela Andrade, e a vice-reitora, Ursula Silva, estiveram em Montevidéu para oficializar o chamado.
Isabela e Ursula foram acompanhadas do senador Sebastián Sabini, que as levou até a casa de Mujica. O ex-presidente recebeu as gestoras acompanhado da sua esposa, a senadora e ex-vice-presidente Lucía Topolansky Saavedra. Feliz com o convite, ele aceitou participar da cerimônia de outorga e receber a honraria. A data do evento, que vai ocorrer ainda em 2023, não foi definida.
A proposição partiu do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel, através do diretor da unidade, o professor Javier Luzardo. Ele argumentou que Mujica é uma figura humilde, de popularidade mundialmente reconhecida e voltada às questões sociais, da paz e da harmonia entre os povos. Que suas lutas são marcadas por sua justiça social e políticas progressistas, além do estilo de vida simples e dedicação em promover a igualdade e a dignidade humana.
A outorga dos títulos honoríficos da UFPel é realizada em sessão solene com a participação de outros segmentos da universidade. A cerimônia deverá incluir também o profissional do serviço diplomático Luiz Carlos Lessa Vinholes e a professora aposentada Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, que serão agraciados pela UFPel com os títulos de, respectivamente, Doutor Honoris Causa e professora emérita.