O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) receberá R$ 265,2 milhões entre 2024 e 2027 para a construção de sua nova sede. O valor será utilizado para a conclusão dos Blocos 1 e 2 do novo hospital. O Bloco 3 já está concluído desde 2020 e conta com a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar, Centro de Pesquisas, Centro de Simulação Realística, salas de ensino, auditório e unidades administrativas.
Com o novo hospital, a expectativa da administração é ampliar em aproximadamente 100 leitos a capacidade do serviço, que atualmente tem 172 leitos. O hospital é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para 21 municípios do sul do Estado. Anualmente, o hospital realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de atender 150 leitos de internação domiciliar. Com os novos prédios, a expansão deve contar com um aumento no número de leitos de maior complexidade, passando de 15 para 40 de terapia intensiva e outros 10 de semi-intensiva.
— A execução dessa obra vai qualificar o processo de formação dos profissionais e, ao mesmo tempo, qualificar o serviço de saúde em Pelotas e região — afirma a superintendente do HE-UFPel, Carolina Ziebell.
O projeto do novo hospital prevê que o Bloco 1 tenha seis pavimentos, sendo projetado para receber as unidades e serviços relacionados à internação hospitalar. O Bloco 2 terá dois pavimentos, abrigando os serviços ambulatoriais e de apoio diagnóstico e terapêutico. O HE-UFPel é credenciado como Hospital Universitário Federal (HUF) e, desde 2014, faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela gestão de 41 hospitais universitários.
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal na última sexta-feira (11), contempla investimento para os Hospitais Universitários Federais (HUFs). As instituições receberão investimento para melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS e a capacidade de ensino, pesquisa e inovação. Ao todo, o volume de R$ 1,5 bilhão será aplicado no período de 2024 a 2027.