Depois das escolas municipais de Porto Alegre e das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul, a rede estadual retoma as atividades nesta quinta-feira (23). As aulas começam às 7h30min.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 743.496 alunos estão matriculados em 2.341 escolas, divididos entre Educação Infantil (1.299), Ensino Fundamental (397.438), Ensino Médio (275.419), Ensino para Jovens e Adultos (EJA) (34.200) e Educação Especial (35.140).
O retorno acontece poucos dias após o governo gaúcho anunciar um plano de reformas das instituições de ensino da rede estadual. O diagnóstico identificou 176 escolas em situação crítica em termos de infraestrutura, sendo que, destas, duas já estão interditadas. Quase 1,9 mil apresenta problemas definidos como "intermediários".
O Executivo estadual anunciou um aporte extraordinário de R$ 30 milhões para atender situações mais urgentes. Confira aqui como está a necessidade de reformas das 2,3 mil escolas analisadas pelo governo do RS.
Ainda de acordo com a Seduc, vai aumentar o número de escolas com tempo integral. No ano passado, 17 instituições de Ensino Médio atendiam nesta modalidade. Em 2023, serão 111, quase cem a mais. Não foi divulgada a lista das instituições que passarão a contar com o ensino em tempo integral. Segundo a Seduc, foram escolhidos prédios que já tivessem estrutura para ampliar o atendimento.
Neste ano, serão investidos R$ 6 milhões para oferecer quatro refeições diárias aos alunos contemplados nesta primeira fase.