O governo do Estado realizou um diagnóstico de problemas de infraestrutura e de necessidade de reformas nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, das 2.311 escolas estaduais analisadas, apenas 99 estão adequadas e não precisam de obras.
Entre as demais instituições de ensino, há escolas com graus diferentes de problemas estruturais. Abaixo, GZH disponibiliza um buscador que permite ver como estão as condições físicas de cada instituição estadual, de acordo com a classificação do governo do Estado.
São quatro níveis estabelecidos pelo governo. O mais grave é o “urgente” e, de acordo com o governo, se refere a “escolas com risco de interferência do uso dos espaços e com possível impacto no início das aulas”. São 176 escolas com esta classificação, sendo que destas, duas já estão interditadas.
O segundo nível mais problemático foi chamado de “intermediário”. Conforme o governo, são “escolas com necessidades graves e complementares, como elétrica, obras paralisadas e hidráulica”. São quase 1,9 mil escolas nesta situação, atualmente.
O terceiro nível de problema de infraestrutura é o “complementar”, e se refere a “escolas com necessidades de baixa complexidade, tais como manutenção de piso de quadra de esporte, calçadas e reparos em portas e janelas”.
O diagnóstico do cenário de necessidade de reformas em escolas foi divulgado pelo governo do Estado, nesta quinta-feira (16).
Problemas mais comuns
O diagnóstico do governo do Estado também localizou os problemas mais frequentes de infraestrutura entre as 2,3 mil instituições da rede. Em 1.090 escolas, há problemas de infiltrações e goteiras. Os problemas de elétrica aparecem em 970 instituições, enquanto necessidade de reformas em muros e cercamentos atingem 910 colégios. Os banheiros não estão adequados em 810 escolas. Veja a lista completa abaixo.
Cenário da infraestrutura escolar*
- Infiltrações / goteiras - 1.090 escolas
- Estrutura - 990 escolas
- Elétrica - 970 escolas
- Muro e cercamento - 910 escolas
- Banheiros - 810 escolas
- Calçada - 810 escolas
- Portas / janelas - 790 escolas
- Quadra de esportes - 740 escolas
- Cozinha / refeitório - 710 escolas
- Telhado - 630 escolas
- Esgoto - 410 escolas
- Falta d'água - 130 escolas
- Pintura - 60 escolas
- Acessibilidade - 50 escolas
- Ampliação - 50 escolas
- Pátio - 40 escolas
*Números arredondados