Mais de 35 mil alunos matriculados em 56 escolas municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre retomam as aulas nesta quarta-feira (22). Cerca de 900 deles estudam na Escola de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, no bairro Cristal, zona zul da Capital. São três turnos.
Com uma grande faixa de boas-vindas e música, os alunos e os familiares começaram a chegar a partir das 7h30min. As aulas começariam às 8h. Segundo a diretora Débora Leal Vieira, a expectativa é para um ano letivo muito bom.
— A gente está muito feliz, com uma projeção muito boa. É um alento voltar sem o medo da pandemia. Faz diferença para os alunos, os professores, para as famílias. Agora, é batalhar para trazer todos de volta, pois alguns não voltaram desde o começo da covid-19 — explica.
A escola tem 70 professores e 20 funcionários. Também na rede municipal da capital, mais de 28 mil alunos da Educação Infantil já haviam retornado às atividades no último dia 8 de fevereiro, em 42 escolas próprias e 217 creches conveniadas.
Júlia Muller Baum, 12 anos, é aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental e estuda na Loureiro da Silva desde o jardim. Ela chegou com os pais e foi sincera sobre o retorno às aulas:
— Eu queria um pouco mais de férias, mas também estou feliz por rever as colegas. Não sou muito de estudar, preciso melhorar. A mãe fica em cima. E ela tem razão. Vou me esforçar.
As férias também terminam nesta quarta para mais uma parte da rede privada de ensino do Estado. Segundo o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) do Estado, a decisão da data de retorno cabe a cada escola — mas a maioria opta por datas entre 13 e 22 de fevereiro. Ainda de acordo com o Sinepe, a rede privada gaúcha conta com 426 mil alunos matriculados na Educação Básica e 414 mil na Educação Superior.
Entre os colégios que recebem os estudantes nesta quarta-feira, estão, por exemplo, o Marista Ipanema e o Champagnat. As escolas privadas têm feito um retorno gradual, conforme as séries e os anos. No colégio Marista Ipanema, foi dia de receber os 358 alunos novos. Até o fim da semana, volta todo mundo: são 1.603 crianças e adolescentes matriculados em 2023, da Educação Infantil ao Ensinou Médio.
Na quinta-feira (23), ocorre a volta às aulas para mais de 743 mil alunos matriculados nas 2.376 escolas estaduais.