A rede municipal de ensino de Porto Alegre deve ganhar, em breve, um novo componente curricular: aulas sobre educação digital. A inclusão do assunto se deve à aprovação de um projeto de lei nesta quarta-feira (3) pela Câmara dos Vereadores da Capital. A proposta é de autoria de Mônica Leal (PP).
– O intuito do projeto é promover, de forma preventiva, a educação para a utilização adequada e segura das redes sociais e das mídias, de forma a formar cidadãos responsáveis – explica a parlamentar.
O projeto estabelece que a chamada Cidadania Digital integre as disciplinas do currículo escolar de estudantes de Ensino Fundamental e Médio por meio de atividades realizadas como conteúdos transversais – ou seja, não haverá uma disciplina específica sobre o assunto, mas ele estará inserido nos planos de ensino de diferentes áreas de conhecimento.
Entre os objetivos da proposta, estão a filtragem do acesso à internet no ambiente escolar, a fim de impedir a visualização de conteúdo inadequado por alunos e funcionários, e o incentivo ao comportamento apropriado em relação ao uso da tecnologia, incluindo alfabetização digital, ética, etiqueta, educação midiática e segurança.
Agora, o projeto aprovado irá para sanção do prefeito Sebastião Melo.