Iniciado neste semestre, um novo projeto do Instituto Caldeira está oferecendo capacitação em áreas ligadas ao mundo da tecnologia e da inovação para jovens que estudam ou estudaram em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o programa Nova Geração atende desde julho 750 pessoas de 16 a 24 anos, em uma parceria com empresas como Amazon, Google, Microsoft, Oracle e Salesforce.
Neste sábado (20), parte dos estudantes terá atividades presenciais no Campus Caldeira, inaugurado há cerca de um mês. Este, que é o primeiro encontro presencial do grupo, reunirá 200 alunos para assistir palestras, realizar atividades das trilhas de aprendizagem e conhecer o instituto, que fica no 4º Distrito, em Porto Alegre. No final de setembro, outros 200 estudantes participarão do mesmo evento.
As trilhas educacionais online consistem principalmente em atividades de programação, oferecidas pela Oracle, mas também há aulas de marketing digital da Google, de computação em nuvem da Amazon, de ferramentas de trabalho da Google e da Microsoft e de gestão de vendas da Salesforce.
Os 750 alunos que integram o programa foram selecionados entre mais de 2,6 mil inscritos. Após a conclusão dessa etapa de formação, que dura dois meses, uma segunda fase consistirá em um processo seletivo com aqueles que concluírem as trilhas de aprendizagem. Nessa etapa, 50 deles serão selecionados para participar de um curso presencial no Caldeira, com o recebimento de bolsa de estudos e com a expectativa de que, ao fim, consigam um trabalho.
— O mais interessante é que temos muitos jovens, nesses 750, que estão super engajados e aprendendo muito nesse processo. Estamos muito felizes, porque temos certeza de que não faltam jovens com potencial e talento que só precisam ser conectados às oportunidades — destaca Felipe Amaral, que coordena o programa Nova Geração.
Com o sucesso da iniciativa, a intenção do Caldeira é realizar o curso uma vez por semestre, para mil pessoas por vez.