Um sistema operacional está sendo desenvolvido para tentar frear a evasão escolar em Porto Alegre. A parceria entre a prefeitura da Capital, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Ministério Público foi firmada nesta quinta-feira (3). O objetivo do programa, que será desenvolvido pela universidade e pela Procempa, é melhorar a busca ativa de crianças que abandonaram a escola ou não apresentam a frequência exigida.
De acordo com o documento, a PUCRS deve desenvolver o sistema até o final do ano. A Procempa ficará responsável pela continuidade do desenvolvimento, manutenção e hospedagem do programa. O termo de cooperação técnica tem vigência de cinco anos.
A iniciativa substituirá a atual ficha de comunicação do aluno, criada há 15 anos e utilizada atualmente pelo Ministério Público e grande parte das prefeituras do Estado. A supervisora técnica da Procempa, Renata Bauerle, que vai acompanhar o projeto junto com os estudantes da PUCRS, explica que o princípio da plataforma será o mesmo, mas haverá uma modernização para facilitar o acompanhamento da situação de cada aluno.
— Hoje o atual sistema serve para que as escolas preencham os dados referentes aos seus alunos sobre as ausências e os motivos de não estarem indo para a escola. No novo, alguns processos do trabalho serão atualizados, mas o objetivo segue o mesmo — diz.